Lisboa: Cristianismo é mais que «religião do Livro»

Cardeal-patriarca dedica segunda catequese da Quaresma à relação dos católicos com a Bíblia

Lisboa, 20 Mar (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou hoje que o cristianismo é mais do que uma «religião do Livro», por acreditar que “a Palavra de Deus é actual”.

“Nós acreditamos que a Palavra de Deus é actual, Ele continua a ser um Deus em diálogo com o seu Povo, a conduzi-lo pela sua Palavra em cada momento e circunstância da história”, disse D. José Policarpo, na Sé patriarcal, durante a segunda catequese de Quaresma de 2011.

“Se o cristianismo fosse só «uma religião do Livro», o esforço da Igreja limitar-se-ia a analisar o texto para ver o que Deus disse ao seu Povo, nas diversas etapas da sua história”, acrescentou.

Para D. José Policarpo, “a atitude da Igreja tem de ser outra: a da escuta, coração aberto para escutar agora o que Deus diz”.

O cardeal-patriarca falou num “Deus que se exprime no diálogo”, “um Deus comunhão”, considerando que “depois da Encarnação da Palavra eterna, em Jesus Cristo, ouvir Deus é sempre ouvir o seu Filho, escutar Deus é sempre escutar Jesus Cristo”.

“É por isso que a primeira resposta que Deus espera do seu Povo, é que O escute, que acolha a sua Palavra. Antes de anunciar é preciso escutar”, sublinhou.

Este responsável declarou que “a Igreja pode escutar a Palavra de Deus através de outros meios e caminhos”, desde que esteja garantida uma “relação de fé e de amor com a Pessoa de Jesus”.

“Outras vozes que nos podem ajudar, hoje, a ouvir o que Deus nos diz em Jesus Cristo, são a maneira como em todos os tempos a Igreja escutou o Senhor, lendo as Escrituras”, prosseguiu.

Numa reflexão intitulada “A resposta da Igreja: Escutar a Palavra do Senhor”, o cardeal José Policarpo admitiu que “o equilíbrio entre a escuta pessoal da Palavra, e o acolhimento que da mesma Palavra faz a Igreja, é um equilíbrio difícil de conseguir”.

“Ao longo dos séculos, sempre que cristãos, individualmente ou em grupo, pretenderam escutar a Palavra sem estarem em comunhão com toda a Igreja, correram o risco de escutarem o que gostariam de ouvir e não o que Deus tem para lhes dizer”, alertou.

No próximo domingo, dia 27 de Março, a catequese tem por tema “A resposta da Igreja: A fidelidade” e no sábado, dia 2 de Abril, D. José Policarpo aborda o tema “A resposta da Igreja: A Santidade”.

“A vocação e Missão” é o tema da meditação no dia 10 de Abril, antes da sexta e última catequese quaresmal, que ocorre no Domingo de Ramos, 17 de Abril, sob o tema “Em cada ano a Igreja celebra a Páscoa com o seu Senhor”.

A transmissão das catequeses, que são seguidas da oração de vésperas, presididas por D. José Policarpo, pode ser acompanhada online através do sistema de comunicação Rádio Olivais, do Seminário dos Olivais, nas páginas www.seminariodosolivais.org e www.patriarcado-lisboa.pt

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top