Lisboa: Ciclo de cinema na Mouraria para ajudar à preservação da Igreja de São Cristóvão

Iniciativa inclui obras de Agnes Martin, Peter Bogdanovich e Ingmar Bergman

Lisboa, 06 jul 2016 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Lisboa e a Paróquia de São Cristóvão e São Lourenço vão promover um ciclo de cinema dedicado ao tema da viagem (São Cristóvão é patrono dos viajantes) em associações e coletividades da Mouraria.

A iniciativa, que vai ser lançada esta quinta-feira, está ligada à exposição “Não te faltará a distância”, um projeto desenvolvido em parceria com várias entidades públicas e privadas, bem como grupos e projetos locais.

Uma aposta que tem com principal objetivo a preservação e valorização do espaço da Igreja de São Cristóvão, através da angariação de fundos para o seu restauro.

Depois de destacar trabalhos de artistas como Madalena Victorino, Martin Monchicourt, Francis Alÿs e Rui Chafes, a exposição idealizada “em quatro passos” fecha agora com o ciclo de cinema “Sair”, que vai estar aberto ao público até 22 de julho.

Em destaque vai estar o filme “Gabriel”, uma obra datada de 1976, inédita em Portugal, da artista Agnes Martin (1912-2004) que conta a história de um menino de 10 anos de uma zona rural do Novo México, onde a autora viveu e trabalhou.

Através das deambulações de Gabriel, o filme pretende ajudar a refletir sobre “o homem como viajante, peregrino na História, sem morada permanente ou sítio para reclinar a cabeça”, realça Paulo Pires do Vale, o comissário desta exposição.

O ciclo de cinema, que vai passar pela Igreja de São Cristóvão e por diversas coletividades do bairro da Mouraria, inclui ainda a visionação de cinco outros filmes.

‘A Lua de Papel’, de Peter Bogdanovich (08 de julho, às 21h30, no Largo de São Cristóvão); ‘Morangos Silvestres’, de Ingmar Bergman (09 de julho, às 21h30, na Casa da Achada); e ‘A Viagem em Itália’, de Roberto Rossellini (15 de julho, às 21h30, no Grupo Desportivo da Mouraria).

Também ‘O Herói’ de Satyajit Ray (21 de julho, às 21h30, na Associação Renovar a Mouraria); e ‘Peregrinação Exemplar’ de Robert Bresson, (22 de julho, às 19h00, no Centro de Inovação da Mouraria).

De acordo com o programa do ciclo, “a viagem surge aqui como acontecimento central, possibilidade de encontro com outros e de descoberta pessoal, pano de fundo de mudanças essenciais”.

A inauguração deste ciclo de exposição “Não te faltará a distância”, patente na Igreja de São Cristóvão, em Lisboa, está marcada para esta quinta-feira às 19h00.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top