Lisboa: Cardeal-patriarca preocupado com falta de padres e religiosos

«Demasiado ativismo» dos sacerdotes pode tirar-lhes tempo para a «vida espiritual», alerta D. José Policarpo

Lisboa, 07 dez 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca, D. José Policarpo, está apreensivo com a falta de padres e religiosos na Diocese de Lisboa e com o facto de o excesso de trabalho dos sacerdotes poder prejudicar a sua espiritualidade.

O assunto foi um dos temas debatidos na assembleia de representantes de padres da diocese que decorreu terça e quarta-feira no Seminário dos Olivais, refere um comunicado do Patriarcado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

D. José Policarpo manifestou “a sua preocupação pela pastoral vocacional”, tendo sublinhado aos participantes do Conselho Presbiteral “a importância de não desistir” e de ter este setor “no coração”, prestando atenção “aos sinais que se manifestam nos jovens”, indica o documento.

“Tendo em conta que, também na Vida Religiosa se verifica a falta de vocações e a diocese de Lisboa é apoiada por muitas congregações religiosas, foi deixado o alerta para o facto de que essa falta de vocações na vida religiosa pode pôr em causa a continuação da ajuda à diocese na pastoral”, acrescenta a nota.

O prelado, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, salientou também que o “demasiado ativismo” dos padres “pode levar a uma sobrecarga de trabalho” que lhes tira tempo para a sua “vida espiritual”.

A necessidade de “formação permanente”, “aprofundamento cultural” e “tempo para o estudo pessoal” foi também apontada por D. José Policarpo.

No encontro que marcou o início de um novo mandato do Conselho Presbiteral, o cardeal-patriarca frisou que o sacerdócio deve ser exercido “em comunhão como um colégio e não de forma individual”.

No âmbito do Ano da Fé, que a Igreja Católica está a assinalar até 24 de novembro de 2013, foi anunciada uma peregrinação a um santuário diocesano “que congregue os cristãos num momento celebrativo”.

O clero do patriarcado vai reunir-se de 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013 para uma ação formativa dedicada ao tema ‘A receção do Concílio na Diocese’, a propósito dos 50 anos de abertura do Vaticano II, que ocorreram em outubro.

Os participantes elegeram o novo Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa, composto pelo cónego José Augusto Traquina Maria (coordenador), padre Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma (secretário), e cónego Luís Alberto Martins de Carvalho, padre José Manuel Pereira de Almeida e padre Ricardo Alexandre de Oliveira Neves (vogais).

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top