Lisboa: Ator Júlio Martin e músico Rão Kyao protagonizam leitura das «Confissões» de Santo Agostinho

Cidades europeias participantes na «Missão Metrópoles» podem passar de 12 para 72 no próximo ano

Lisboa, 06 mar 2012 (Ecclesia) – O ator Júlio Martin, o Teatro do Ourives e o músico Rão Kyao vão protagonizar a leitura de excertos das “Confissões”, de Santo Agostinho, que o Patriarcado de Lisboa vai oferecer especialmente às pessoas “que procuram Deus”.

Os extratos da obra do santo africano dos séculos IV e V que vão ser lidos a 24 de março na igreja do Sagrado Coração de Jesus, na capital, “relatam a sua procura interior, realizada ao longo de vários anos”, revela D. Nuno Brás, um dos bispos auxiliares de Lisboa, na edição de hoje do Semanário Agência ECCLESIA.

O programa, que começa às 16h00, prevê a leitura dos textos agostinianos por Júlio Martin e atores da companhia de que é encenador, o Teatro do Ourives, intercalada pela música interpretada por Rão Kyao.

A sessão está integrada na ‘Missão Metrópoles’, iniciativa do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização que procura congregar 12 cidades europeias: Paris, Budapeste, Bruxelas, Viena, Liverpool, Dublin, Turim, Barcelona, Frankfurt, Zagreb, Varsóvia e Lisboa.

O organismo da Santa Sé pretende que este conjunto de eventos dê à Europa “um sinal de unidade”, salienta o membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

O simbolismo da ‘Missão Metrópoles’ assenta no número de cidades convidadas, 12, um dos algarismos tradicionais na Bíblia que, entre outras alusões, faz referência ao número de apóstolos de Jesus.

Também é “simbólico o facto de as cidades escolhidas se encontrarem dispersas pelas várias áreas do continente europeu”, mostrando que “a ‘alma cristã’ da Europa continua a ser uma realidade” e que Cristo permanece “um pólo de união das diversas realidades culturais e cristãs europeias”, sublinha D. Nuno Brás.

O prelado refere que no próximo ano se equaciona a possibilidade de as cidades envolvidas passarem a ser 72, algarismo também mencionado na Bíblia, por exemplo na narrativa em que Jesus envia esse número de discípulos a evangelizar.

Cada diocese tem autonomia para organizar a sua programação mas há atividades e critérios comuns, como o facto de a catedral ser o centro irradiador da iniciativa, “partindo do princípio que cada Bispo é, na sua diocese, o primeiro evangelizador”.

As catequeses quaresmais proferidas pelos bispos, e que em Lisboa são apresentadas pelo cardeal-patriarca, D. José Policarpo, todos os domingos da Quaresma na sé, constituem o destaque da Missão Metrópoles em todas as cidades onde se realiza.

O calendário na capital portuguesa prevê a leitura integral do evangelho segundo São Marcos, lido nas missas ao longo deste ano litúrgico, alternada com canto gregoriano, em encontro marcado para 15 de abril, às 16h00, na Sé Patriarcal.

Os eventos propostos, a que se acrescenta o reforço das celebração do sacramento da Penitência (Confissão) na catedral, noutras igrejas da cidade e em vários locais centrais da diocese, “não pretendem propriamente arrastar consigo multidões, ainda que sejam significativos”, refere o bispo.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top