Coimbra, 27 fev 2020 (Ecclesia) – A obra ‘Santos, Heróis e Monstros – O claustro da abadia de Santa Maria de Celas’, da autoria de Carla Varela Fernandes, é apresentada hoje, às 18h00, na Livraria Ferin, em Lisboa.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a monografia em bilingue (Português/Inglês) é apresentada por António Filipe Pimentel, professor da Universidade de Coimbra e ex-diretor do Museu Nacional de Arte Antiga.

A publicação fala sobre santos, heróis e “até sobre seres monstruosos” e para isso, ao texto da autora juntam-se “muitas imagens” (fotografias e desenhos) para “desvendar a história e as várias histórias em torno de uma obra de arte excecional no panorama das construções medievais portuguesas”.

A abadia de Santa Maria de Celas, em Coimbra foi mandada construir pela princesa D. Sancha (filha de D. Sancho I) tem um claustro “que é caso único” porque “não há outro em Portugal que, através das figuras e cenas esculpidas nos seus muitos capitéis nos conte histórias”.

Com a chancela das edições Colibri, o livro ‘Santos, Heróis e Monstros – O claustro da abadia de Santa Maria de Celas’ já foi apresentado pela diretora do Museu Nacional de Machado de Castro, Ana Alcoforado, no dia 22, no Mosteiro de Celas, em Coimbra.

LFS

Partilhar:
Share