Jovens voluntários têm de ter mais de 18 anos e famílias com «ligação a alguma presença salesiana»
Lisboa, 23 mar 2023 (Ecclesia) – A WYD DON BOSCO 23, organização do Movimento Juvenil Salesiano para a próxima Jornada Mundial da Juventude, lançou duas campanhas de angariação de voluntários e de famílias de acolhimento.
“Os voluntários são um grande apoio na concretização das muitas tarefas que um evento desta dimensão exige. Para além disto, serão também um rosto simpático, seguro, disponível, capaz de ajudar quem precisa, ou de encaminhar, corretamente, qualquer que seja a necessidade”, explica o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A WYD DON BOSCO 23 é o nome da organização do Movimento Juvenil Salesiano “responsável pela convocatória e participação dos jovens dos vários ambientes salesianos” de todo o mundo na JMJ Lisboa 2023, “vivendo-a segundo o carisma de Dom Bosco”.
O comunicado indica que cada “voluntário da WYD DON BOSCO 23 tem de ter mais de 18 anos e estar disposto a trabalhar à “maneira salesiana”, o que significa colocar os jovens no centro de tudo.
A organização divide os voluntários em três categorias: “pontuais; staff e SYM Festival”.
Para esses dias, de 31 de julho a 07 de agosto, são necessárias famílias de acolhimento, “famílias que têm ligação a alguma presença salesiana (escola, paróquia, outro) e que se disponibilizam para acolher peregrinos salesianos (maioritariamente jovens)”.
“Cada Família deve garantir o acolhimento mínimo de dois peregrinos, com condições de dormida (cama, colchão, sofá-cama ou espaço de chão onde os peregrinos poderão descansar); de higiene diária (casa de banho com possibilidade de duche); e garantindo, também, o pequeno-almoço”, pode ler-se nas informações.
O comunicado refere que o “acolhimento de peregrinos é uma forma de participar na Jornada Mundial da Juventude, recebendo Cristo em casa e proporcionando, aos jovens, a melhor experiência possível”.
WYD DON BOSCO 23 coordena “a presença dos jovens de carisma salesiano no maior acontecimento da juventude e da Igreja a nível mundial”, a Jornada Mundial da Juventude, nomeadamente a que vai decorrer em Lisboa entre os dias 1 e 6 de agosto.
SN