Francisco recordou «horror da guerra», perseguições e exílio

Riga, 24 set 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco homenageou hoje em Riga os católicos da Letónia, que persistiram na sua fé apesar das “provações” do século XX.

“Nem o regime nazi nem o soviético apagaram a fé nos vossos corações e, a alguns de vós, não vos fizeram sequer desistir de vos dedicardes à vida sacerdotal, religiosa, à catequese e a vários outros serviços eclesiais que punham em risco a vossa vida”, disse, num encontro que decorreu na catedral católica de São Tiago.

“Estivestes sujeitos a toda a espécie de provações: o horror da guerra e, depois, a repressão política, a perseguição e o exílio”, acrescentou, num encontro que começou com oferta de flores ao pontífice, por um casal de idosos.

A Sé de Riga contou com a presença de 260 idosos de várias paróquias, numa homenagem a quem transmitiu a fé às novas gerações durante a perseguição comunista.

“Embora pareça paradoxal, hoje, em nome da liberdade, os homens livres abandonam os idosos à solidão, ao ostracismo, à falta de recursos, à exclusão e até mesmo à miséria”, advertiu Francisco.

A intervenção saudou a “constância nas adversidades” dos habitantes de Letónia, insistindo que “o cuidado e a proteção” dos mais velhos “são agradáveis e prezados por Deus”.

Após o encontro, o Papa seguiu para a Casa da Santa Família, em Riga, para o almoço com os bispos da Conferência Episcopal da Letónia.

Esta tarde, Francisco preside à Missa no santuário internacional da Mãe de Deus, em Aglona (230 qulómetros a sudeste de Riga), perante dezenas de milhares de pessoas.

OC

Letônia – Visita à Catedral de São Tiago

Letônia“O apóstolo Tiago convida-nos a ser constantes, não deixando diminuir a vigilância”. E para seguir este caminho diz o Papa “o progresso do bem, o amadurecimento espiritual e o crescimento do amor são o melhor contrapeso ao mal”. A última atividade do Papa Francisco em Riga na manhã desta segunda-feira, foi a visita à Catedral de São Tiago, onde teve um encontro com idosos. (Vídeo sem tradução: https://youtu.be/iAxciieeZFw)

Publicado por Vatican News em Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

Partilhar:
Share