Leiria, 10 nov 2020 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima divulgou a sua campanha do Advento e Natal, intitulada ‘Jesus faz-se Presente’, na qual as crianças e adolescentes vão receber semanalmente uma mensagem que liga o itinerário “ao mistério da Eucaristia”.

“A proposta para este tempo, marcado também pela pandemia e todos os constrangimentos ao encontro e à celebração em conjunto, é uma caminhada a realizar em casa, em família, recebendo e partilhando uma breve mensagem, e construindo a Coroa de Advento”, explica o Serviço Diocesano de Catequese.

A campanha do Advento e Natal ‘Jesus faz-se Presente’ sugere também que a proposta “possa ser vivida nas celebrações comunitárias da Eucaristia”, para que a comunidade se sinta também “envolvida na celebração do acolhimento deste presente que é Jesus presente na Eucaristia”.

Para os encontros semanais dos grupos da infância e adolescência, o Serviço Diocesano de Catequese propõe “apenas que seja feita a motivação para a realização das propostas em casa e na comunidade”.

“As mensagens serão enviadas sempre que possível pelos meios digitais. Se não for possível, podem entregar-se em papel nos encontros”, adianta.

Nas celebrações comunitárias propõem-se orações para o acender das velas da Coroa de Advento, preces para a Oração Universal e a mensagem a partilhar em cada semana e partilham também uma breve cerimónia para a partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ e para a ‘bênção das imagens do Menino Jesus’.

O Serviço da Catequese de Leiria-Fátima informa que o bispo diocesano, cardeal D. António Marto, vai presidir à celebração diocesana da partilha da Luz da Paz de Belém, às 21h30, de 14 de dezembro, na Sé, e convida todas as paróquias a fazerem-se presentes na celebração diocesana “transportando depois a chama acesa para as suas igrejas”.

Com o tema ‘Jesus faz-se Presente’, a proposta do Serviço Diocesano de Catequese procura “levar ao acolhimento de Jesus Cristo que se fez homem, nascendo da Virgem Maria – mistério da incarnação que o Natal celebra – e que permanece connosco na sua ‘presença real de pessoa viva nos sinais humildes do pão e do vinho’”, que celebram na Eucaristia.

Todos os materiais da nova campanha de Advento/Natal estão disponíveis online e em formato editável para poderem ser descarregados e adaptados pelas paróquias ou grupos.

O tempo litúrgico do Advento decorre ao longo dos quatro domingos que antecedem a solenidade do Natal e este ano começa no dia 29 de novembro.

CB

Partilhar:
Share