Leiria-Fátima: Secretário de Estado Adjunto e da Saúde visitou área Covid-19 do seminário diocesano

Estrutura de retaguarda foi disponibilizada pela Diocese

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 15 dez 2020 (Ecclesia) – O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, visitou a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) distrital de Leiria instalada no seminário diocesano, uma unidade de apoio a doentes infetados com SARS-CoV-2 na Diocese de Leiria-Fátima.

A Diocese de Leiria-Fátima informa que, neste momento, “não existe nenhum doente” na EAR no Seminário Diocesano em Leiria e o “único utente” que receberam “realizou o período de isolamento e cumpriu os requisitos” para receber alta médica.

“Temos cerca de 25 estruturas de retaguarda no país com uma capacidade de cerca de 1600 camas. Essas estruturas têm respondido às necessidades, se virmos que necessitamos de mais estruturas de retaguarda estaremos em condições de as criar, afirmou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

António Lacerda Sales foi acompanhado pelo vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima, o padre Jorge Guarda, e o reitor da instituição, o padre José Augusto Rodrigues, entre outras pessoas.

A unidade de apoio a doentes infetados no Seminário Diocesano de Leiria resulta de um contacto feito pelo comando distrital de Proteção Civil com a Reitoria, no início do mês de novembro e, “depois de algumas semanas de diálogo”, foi cedida uma parte da Casa de Retiros São José.

O gabinete de comunicação da Diocese de Leiria-Fátima explica que é da ala cedida para a estrutura de apoio de retaguarda para receber doentes infetados com o novo coronavírus fica a “nascente do edifício e é constituída por secretaria, cinco salas, casas de banho comuns, dois quartos individuais, trinta e oito quartos duplos, quatro quartos adaptados e três suites”.

Segundo o Agrupamento dos Centros de Saúde do Pinhal Litoral Centro, a unidade de apoio no Seminário Diocesano de Leiria tem “como principal função dar condições para o cumprimento de isolamento e acompanhamento médico a todos os doentes com Covid-19 que não disponham nos seus domicílios de condições físicas e suporte humano para dar resposta às suas situações”.

Neste sentido, os doentes que recorrem ao Hospital de Santo André e quem foi dada alta hospitalar são reencaminhados para a ERA do seminário para um “isolamento mais rigoroso — de 20 dias — com acompanhamento médico mais próximo”.

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Esta cedência foi acordada para um período de 6 meses, “prazo que pode ser alterado segundo as necessidades e com o aval das partes”; A rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda foi criada pelo despacho ministerial de 6 de novembro de 2020.

A Diocese de Leiria-Fátima informa ainda que a visita do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, fez parte do programa nesta região e também foi uma oportunidade para mostrar as instalações à comunicação social e outras entidades que estiveram estar presentes.

CB/OC

 

Leiria: Seminário vai acolher estrutura de apoio de retaguarda para doentes de Covid-19

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top