Superior-geral dos Missionários da Boa Nova apresenta conferência de abertura de ano letivo

Leiria, 26 set 2017 (Ecclesia) – O Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) de Leiria-Fátima promove hoje a conferência ‘Esta igreja que atravessa o silêncio’, na abertura do ano académico, pelas 21h00, na Aula Magna do seminário diocesano.

O CCFC informa que no ano letivo 2017-2018 propõe um itinerário formativo que aprofunde “a identidade e a missão da Igreja” no mundo atual com “particular atenção ao contexto diocesano”.

Na conferência inaugural da Escola Diocesana Razões da Esperança, o superior-geral dos Missionários da Boa Nova, o padre Adelino Ascenso, vai procurar “estabelecer linhas para esse aprofundamento”.

O sacerdote, que foi missionário no Japão cerca de 20 anos, vai apresentar o tema ‘Esta igreja que atravessa o silêncio’ na sessão de abertura do ano académico.

De recordar que o padre Adelino Ascenso, natural da Diocese de Leiria-Fátima, escreveu a sua tese de Doutoramento em Teologia sobre ‘Transcultural Theodicy in the fiction of Shüsaku Endö’, o autor de ‘Silêncio’, que foi adaptado ao cinema.

Depois da conferência vão ser entregues diplomas e apresentação das propostas formativas, havendo tempo para inscrições.

O Centro de Cultura e Formação Cristã realça que a Escola Diocesana Razões da Esperança “continua” a ser a oferta formativa que “mais gente congrega” ao longo de cada ano pastoral, com “cerca de centena e meia de pessoas” com um “espírito de compromisso e entrega” pelo bem das comunidades paroquiais e da “vivência pessoal e comunitária da fé”.

A partir de 10 de outubro a formação com um ritmo quinzenal, às 21h00 de terça-feira, no primeiro semestre de 2017-2018, vai oferecer uma disciplina do seu curso básico ‘Igreja e Missão’, lecionada pelo diácono Eduardo Caseiro, e como disciplina complementar ‘Para uma espiritualidade do quotidiano’ por Anabela Rodrigues.

A partir das 22h00 têm lugar formações específicas de cada departamento da pastoral diocesana, para além da formação Introdução Teológica para Noviciados e Bíblia e Teologia Cristã.

O Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese Leiria-Fátima disponibiliza a agenda académica no seu sítio na internet.

CB

Partilhar:
Share