Leiria-Fátima: Catequese do bispo sobre o Credo enriquecida com «sugestões de meditação e partilha»

Leiria, 26 fev 2013 (Ecclesia) – O vigário-geral de Leiria-Fátima elaborou um esquema celebrativo para “enriquecer e enquadrar” a catequese sobre o Credo recentemente apresentada pelo bispo diocesano, D. António Marto, no âmbito do Ano da Fé.

Em entrevista concedida ao gabinete de informação e comunicação da Igreja Católica local, o padre Jorge Guarda adianta que o documento inclui diversas “sugestões de meditação e partilha” e “pode ser descarregado no portal www.leiria.fatima.pt”.

Com uma configuração que remete para os ritos de “entrega do Símbolo” aos catecúmenos, do tempo de Santo Agostinho (sec. IV), a proposta do sacerdote “faz o mesmo percurso gradual da entrega ao comentário e à recitação solene do Credo, podendo ser adaptada a uma manhã ou a um dia inteiro de retiro”. 

Há também a hipótese de realizar “uma celebração em grupo ou comunidade alargada, tanto numa única ocasião, como em vários momentos repartidos”. 

D. António Marto apresentou dia 8 de fevereiro uma catequese intitulada “O Credo dos Apóstolos: a beleza da profissão de fé cristã”, com o objetivo de “acentuar “ na Diocese de Leiria-Fátima “a experiência da comunhão eclesial sobre a base da mesma fé”, a partir dos diferentes momentos religiosos ou celebrativos que fazem parte do quotidiano local.

A catequese sublinha que o Credo deve ser compreendido “na riqueza e beleza do seu conteúdo de fé”, já que não se trata de “um mero catálogo de verdades abstratas, nem muito menos um código ético”, mas sim “a galeria das maravilhas da salvação de Deus em favor da humanidade”.

Na liturgia católica estão disponíveis duas fórmulas do Credo, também chamadas “Símbolos”, da palavra de origem grega que significa “reunir”, neste caso os vários elementos da fé.

O Símbolo mais breve é chamado “dos Apóstolos”, enquanto que o outro se designa de niceno-constantinopolitano», fruto da conjunção das profissões de fé de dois concílios do século IV, o de Niceia (325) e o de Constantinopla (381).

GIC/JCP/RJM

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