Leiria, 12 mar 2019 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima recebeu os nove catecúmenos diocesanos que vão receber o Batismo na vigília pascal, acompanhados pelos padrinhos, catequistas e párocos, antes da Eucaristia de primeiro domingo da Quaresma.

Na homilia, D. António Marto revelou “satisfação e alegria” por acolher os nove catecúmenos “como irmãos na fé”.

A Diocese de Leiria-Fátima informa que o cardeal português se centrou no Evangelho do primeiro domingo da Quaresma, sobre as tentações de Jesus no deserto, “as astúcias do mal que tantas vezes se apresenta sedutor”.

“Deus, não é o Deus do espetáculo, não é um Deus intruso, mas que bate docemente à porta do nosso coração”, explicou, este domingo, dia 10, na homilia proferida antes do rito da inscrição do nome dos catecúmenos no livro.

Depois dos catecúmenos manifestarem vontade em receber os sacramentos da iniciação cristã e assinarem o livro, após a oração comunitária, o bispo diocesano ungiu as mãos dos catecúmenos com o óleo que receberam também a oração do Credo.

“Normalmente, o caminho catecumenal termina no primeiro domingo da Quaresma e, a partir do momento em que inscrevem o seu nome, os catecúmenos tornam-se ‘eleitos’ e são considerados aptos para receberem o batismo e apresentados ao bispo”, explicou o diretor do Serviço de Catequese, o padre José Henrique.

No seu sítio online, a Diocese de Leiria-Fátima divulga ainda que antes da Missa, num momento de “conhecimento mútuo”, D. António Marto conversou “mais pessoalmente” e incentivou os nove catecúmenos na sua caminhada e cada um dos nove partilhou um pouco da sua história e o que os levou a pedir o batismo.

Os nove adultos estão a fazer o percurso catecumenal em várias paróquias – três na Marinha Grande, dois nos Pousos, um na Batalha, um na Bidoeira de Cima, um em Leiria – e um jovem adulto está a ser acompanhado pelo Serviço Pastoral do Ensino Superior.

CB/OC

Partilhar:
Share