Diocese dedica ano pastoral à juventude com o tema «Vocação: caminhos de vida e serviço»

Leiria, 03 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima exortou “ao melhor empenho na vivência do Dia da Igreja Diocesana”, este sábado, 5 de outubro, seja no fórum ‘Jovens: oportunidade e desafios’, na Eucaristia na Sé, nas celebrações das comunidades e “noutras possíveis”.

“Ao longo do ano pastoral, cada um unido e em colaboração com outros faça o que o Espírito Santo e a criatividade lhes inspirar para ir ao encontro dos jovens e acolhê-los, escutar as suas inquietações e os seus sonhos, e oferecer-lhes experiências e oportunidades de encontro pessoal com Jesus Cristo”, escreve D. António Marto, na mensagem à Igreja diocesana.

O novo ano pastoral 2019/2020 na Diocese de Leiria é dedicado aos jovens com o tema ‘Vocação: caminhos de vida e serviço’ e começa com o fórum ‘Jovens: oportunidade e desafios’, a partir das 09h00, deste sábado, no Seminário de Leiria.

O encontro de reflexão, partilha e formação vai terminar com uma Eucaristia na Sé, que começa às 18h30, e marca oficialmente o início do novo ano pastoral.

Na mensagem, D. António Marto explica que não pode participar nas iniciativas do dia anual da Diocese de Leiria-Fátima, dia 5 de outubro, porque tem de estar no Vaticano e explica que o motivo foi a “convocação do Papa Francisco para o consistório da criação de novos cardeais, um dos quais é o português D. José Tolentino de Mendonça”.

O bispo diocesano lembra também que o Papa proclamou para este outubro um ‘Mês Missionário Extraordinário’, para renovar o impulso missionário de todas as comunidades.

Neste âmbito, convida “todos os fiéis, que tiverem disponibilidade” a participarem na peregrinação nacional ao Santuário de Fátima de encerramento do Ano Missionário Especial, que a Igreja Católica em Portugal está a viver, no próximo dia 20.

CB

Partilhar:
Share