Sessão marca o início das atividades do Centro de Cultura e Formação Cristã

Leira, 27 set 2016 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai apresentar hoje a Exortação Apostólica pós-sinodal ‘A alegria do Amor’, do Papa Francisco, pelas 21h00, na sessão inaugural do ano letivo no Centro diocesano de Cultura e Formação Cristã (CCFC).

A Diocese Leiria-Fátima informa que a sessão de apresentação da Exortação pós-sinodal ‘A alegria do Amor’, com a presença de D. António Marto, e marca o início do ano letivo no CCFC é dinamizada pela Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE).

Hoje, a partir das 21h00, na aula magna do Centro Pastoral Diocesano, o documento pós-sinodal do Papa Francisco vai ser também comentado pelo casal Antónia Ribeiro e Tomás Domingues, da equipa da Pastoral Familiar da Cruz da Areia, seguido de tempo de diálogo.

Nessa sessão a EDRE vai ainda entregar os diplomas aos seus finalistas de 2015-2016 e vão ser apresentadas as propostas formativas para o primeiro semestre do novo ano letivo que começa a 11 de outubro.

A Escola Diocesana Razões da Esperança, do Centro diocesano de Cultura e Formação Cristã de Leiria-Fátima, apresenta a proposta “mais abrangente e adaptada à maioria das pessoas”, especialmente, aos colaboradores dos vários setores da pastoral nas paróquias.

O tema da sessão insere-se na novidade formativa deste ano letivo com a formação ‘A alegria do amor. Introdução à exortação apostólica pós-sinodal’, dinamizada pela Pastoral Familiar durante o primeiro semestre, na segunda hora da Escola Diocesana Razões da Esperança.

A EDRE vai funcionar quinzenalmente às terças-feiras até 30 de maio; no horário 21h00-21h50) são lecionadas as disciplinas ‘Ler o Antigo Testamento hoje’ e ‘Fátima, escola de fé’, respetivamente pelo padre Gonçalo Diniz e pela irmã Ana Luísa Castro.

Na segunda hora – das 22h00 às 23h00 – funcionam diversos grupos: Catequese; Liturgia e Escola do Movimento dos Cursos de Cristandade.

O CCFC tem diversas propostas para os agentes da pastoral e todos que queiram “aprofundar os seus conhecimentos de fé e teologia” e no seu sítio online a Diocese de Leiria-Fátima destaca que “a formação cristã tem sido uma das mais fortes apostas”.

No novo ano 2016-2017 vai ser será dado particular destaque à temática de Fátima, no âmbito do centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos (1917-2017), em sintonia com o “ritmo pastoral da diocese”.

O Centro diocesano de Cultura e Formação Cristã apresenta como “proposta mais intensiva e completa” o Curso Geral de Teologia, um ciclo de estudos que pretende ser “uma sólida introdução ao estudo da Teologia”.

“Aprender Teologia é disponibilizar-se a aprofundar as raízes da tradição cristã que alicerçam a nossa fé e a nossa cultura. Ao franquear essa porta, é de esperar encontrar uma herança rica de vida e pensamento que nos ajude a compreender quem somos e o que acreditamos”, explica o diretor do CCFC Pedro Valinho.

O curso começa a 6 de outubro e o ciclo de estudos de quatro anos – oito semestres – que é apresentando duas modalidades disciplinares.

O Centro de Cultura e Formação Cristã dinamiza este ano também um ciclo ‘Encontros da Espera’ com o tema geral ‘Fátima, sinal de esperança’, do qual constam duas conferências, a 9 e 16 de dezembro, às 21h00, no Centro Pastoral Diocesano, divulga a Diocese de Leiria-Fátima.

CB

Partilhar:
Share