Leigos para o Desenvolvimento enviam 12 jovens para missão

São 12 os novos voluntários que a associação «Leigos para o Desenvolvimento» vai enviar para dar continuidade à promoção do desenvolvimento através dos projectos que esta ONG mantém em países em vias de desenvolvimento.

Os voluntários vão ser enviados numa celebração eucarística a decorrer no Colégio São João de Brito, em Lisboa, no dia 5 de Setembro, expressa um comunicado enviado à agência ECCLESIA.

Após um período de nove meses de formação e preparação, os jovens vão partir para S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique para dar continuidade a projectos em áreas como a educação, o desenvolvimento comunitário, a saúde, a protecção social e a pastoral local.

“Motivados pelo espírito de voluntariado e promoção humana, os voluntários partem para S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. Aqui irão juntar-se a mais uma jovem em Angola que renova por mais um ano, dedicando a vida a uma grande experiência de promoção do desenvolvimento, integrando projectos em áreas fundamentais como a educação, o desenvolvimento comunitário, a saúde e a promoção social. Os voluntários integram ainda actividades relacionadas com a pastoral local”.,

Os novos voluntários, oriundos de vários pontos do país, rondam os 27 anos de idade e são na sua maioria mulheres (oito mulheres e quatro homens). Apesar de todos terem formação académica superior, passaram por uma formação específica, ao longo de um ano, para poderem partir em missão.

O comunicado expressa ainda a motivação comum dos voluntários na “dedicação ao serviço e promoção do desenvolvimento humano” e o desejo de “contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais, lutando contra as desigualdades sociais e situações de pobreza existentes”.

Com uma experiência e saber acumulado de quase 25 anos, ao serviço dos outros, os Leigos para o Desenvolvimento têm actualmente cinco missões em curso, espalhadas por quatro países: uma em S. Tomé e Príncipe, duas em Angola (Benguela e Uíje) e uma em Moçambique (Cuamba). Em Timor apenas mantêm a presença de um técnico especializado no âmbito da Escola Pré-Primária de Santo Inácio.

Os “Leigos para o Desenvolvimento” são uma Associação católica, nascida em Lsiboa há 24 anos, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, reconhecida como uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), membro da Plataforma Nacional das ONGD Portuguesas e da Rede Xavier.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top