Lamego, 10 Jun 2020 (ECCLESIA) – O Santuário de Nossa Senhora da Lapa, na Diocese de Lamego, celebra hoje com as devidas normas de segurança uma Missa que assinala a primeira peregrinação anual, que este ano não se realiza, a partir das 11h30.
“Como os lugares são escassos estão a criar-se condições para que, no exterior, os peregrinos possam participar na celebração eucarística”, informou o santuário localizado em Sernancelhe na sua página na rede social Facebook.
Para preparar esta “grande peregrinação” era habitual realizar-se uma novena que este ano também “foi suspensa”.
Anualmente, há duas novenas – de 1 a 9 de junho e de 6 a 14 de agosto – que “antecedem e preparam as duas maiores peregrinações do Santuário da Lapa”, respetivamente, a 10 de junho e a 15 de agosto, refere o santuário da Diocese de Lamego.
O santuário mariano convida também a oferecer uma quadra a Nossa Senhora da Lapa e explica que, “nos séculos que já leva de vida, muitos foram os textos escritos para descrever, louvar, agradecer ou suplicar graças” e tem “conservando um espólio significativo de quadras e trovas” onde se sente “a alma crente de quem recorre à Mãe e dela espera auxílio e intercessão em momentos marcantes da vida”.
LFS