Paróquias da Diocese divulgam informação para as Eucaristias do Domingo de Pentecostes

Celebrações comunitárias, catequese e serviços em tempos de pandemia.

Normas e recomendações em tempos de COVID-19.

Publicado por Paróquia da Sé – Lamego, Portugal em Domingo, 24 de maio de 2020

Lamego, 29 Mai 2020 (ECCLESIA) – A Paróquia da Sé de Lamego publicou na sua página do Facebook um vídeo explicativo com recomendações e normas sobre as celebrações comunitárias, catequese e serviços em tempos de pandemia.

Este sábado começam as celebrações comunitárias das Missas e o vídeo dá orientações sobre a circulação dos fiéis dentro da Sé e as regras de segurança a ter durante a celebração.

Na Paróquia de Moimenta da Beira, na Diocese de Lamego, a celebração da Missa neste domingo, Solenidade de Pentecostes, vai decorrer no Monumento de Nossa Senhora de Fátima, às 20h00, e de seguida o encerramento do mês de Maria com a recitação do terço.

Apesar de ser uma celebração campal, a paróquia pede “serenidade, compreensão e responsabilidade” e que todos “respeitem as orientações” de segurança: usar máscara e manter o distanciamento social, lê-se.

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de Lamego, também prepara a reabertura “com apenas 30 lugares disponíveis” no seu interior.

“Os lugares que podem ser ocupados (bem como os que não podem ser usados) estão devidamente assinalados”, informa o Santuário na rede social o Facebook.

Ainda foi ponderada a hipótese (sobretudo ao domingo), de se celebrar no recinto das peregrinações, “mas a falta de uma estrutura fixa de som e outras dificuldades logísticas” levou a optar por aquela solução.

“As pessoas de risco, doentes e ou com muita idade estão dispensadas” podendo acompanhar a transmissão (áudio e vídeo), através da Rádio Clube de Lamego.

Também o Santuário de Nossa Senhora da Lapa retoma as celebrações com a presença da comunidade este fim de semana.

“À entrada estão visíveis as orientações a observar por todos, bem como o gel desinfetante para colocar nas mãos”, refere a rede social Facebook daquele santuário.

Os bancos, mais espaçados e distribuídos por toda a igreja, “têm sinalização para orientar a sua utilização pelos participantes na Eucaristia”, lê-se.

Várias paróquias da Diocese de Lamego colocaram também nas suas páginas do Facebook orientações sobre o retomar das celebrações com a presença de fiéis.

LFS

Partilhar:
Share