Lamego: Bispo ordena sacerdote e pede cristãos adultos

D. António Couto destacou importância de levar Jesus à vida de todos

Lamego, Viseu 07 jul 2013 (Ecclesia) – D. António Couto presidiu este domingo, na Sé de Lamego, à ordenação de um sacerdote, José Fonseca Soares, e pediu cristãos adultos que levem Jesus à vida de todos.

“Nenhum acessório nos faz falta. Nenhuma estratégia dá certo. Basta-nos Cristo no coração, e a vida, sim, a nossa vida, para dar”, declarou, numa homilia enviada à Agência ECCLESIA

Ao agora padre José Fonseca Soares, uma vocação adulta que entrou para o seminário já depois dos “trinta anos”, e aos fiéis presentes, o bispo de Lamego explicou que “um cristão adulto na sua fé, isto é, na sua confiança, tem de se pôr, como Jesus, totalmente nas mãos seguras e carinhosas do Pai, única direção da sua e da nossa vida”.

Nesse sentido, D. António Couto explica que os cristãos adultos na fé “são aqueles que sabem que precisam de Deus a todo o momento” e que “carinhosamente atentos uns aos outros” não sabem viver sem repartir “o pão e o coração”.

“Nenhum arrogante raciocínio, nenhum orgulho, conduz a Deus. Jesus não aponta para coisas nem ensina coisas” porque Ele “dá-se”, observou.

A intervenção centrou-se na importância dos “pequeninos” na ação de Cristo, como é relatado pelos Evangelhos.

“Nos lábios de Jesus, chama-se ‘PAI’ (Mateus 11,25) este lugar seguro e manso, doce e aprazível, que acolhe os pequeninos”, assinalou o bispo de Lamego, apresentando o capítulo 11 do Evangelho de S. Mateus (11,25-30), como “o mais belo e importante dizer de Jesus nos Evangelhos Sinópticos” porque “guardam” o Seu “segredo mais inteiro” revelado aos pequeninos.

“É sobre os pequeninos que recai toda a atenção de Jesus, que, de resto, voluntariamente se confunde com eles”, realçou o prelado.

Estes pequeninos, em grego ‘népioi’ e que português soa a “’népias’, nada, nenhuma ciência, nenhum poder, nenhum valor autónomo”, acrescentou D. António Couto.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top