Kosovo: Centro Social e Catedral de Madre Teresa de Calcutá está a nascer

Está a nascer no Kosovo a Catedral Madre Teresa de Calcutá, a quem também será dedicado um centro social, aberto aos fiéis de todas as religiões. D. Dode Gjergji, Bispo de Prizren e de todo o Kosovo, revela que já terminou a primeira fase das obras.

Numa área de 6200 metros quadrados surgirá um centro social, situado na parte inferior da catedral. "Estará aberta a todos, cristãos ou muçulmanos, católicos ou ortodoxos", assinala o Bispo.

Dez anos depois do final da guerra, as infra-estruturas continuam a ser insuficientes, metade da população activa não tem trabalho e a Administração e o sistema de ensino ainda estão em fase de desenvolvimento. Além disso, o conflito entre a maioria albanesa e a minoria sérvia ainda está por resolver. A Catedral é assim, para muitos, "símbolo de um novo começo e de esperança".

O centro social e de encontro, situado nas redondezas da Universidade de Pristina, começa a tomar forma. Duas torres irão conferir ao edifício uma imagem inconfundível. De acordo com D. Sopi, a Catedral deverá estar terminada até 2010, quando se cumprir o centenário da Beata de Calcutá.

Para os católicos, este projecto pressupõe um autêntico desafio pois, no Kosovo, vivem apenas 65 milcrentes, seguidos pelos católicos albanokosovares residentes no estrangeiro, que entregam os seus donativos a D. Gjergji.

"Vem muita gente ter connosco, sobretudo jovens kosovares e também muçulmanos, e nós queremos dar-lhes a conhecer as nossas acções. É nisso que reside o nosso contributo mais concreto para a reconciliação", indica o Bispo do Kosovo.

A Fundação AIS comprometeu-se a ajudar para terminar esta obra, contando para isso com o contributo dos seus benfeitores.

Departamento de Informação da Fundação AIS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top