Jornadas de Verão formam catequistas na Diocese do Porto

Durante os três dias da formação decorrerão seis cursos em simultâneo

Começaram hoje no Porto as 5.ªs Jornadas de Verão de Catequistas e outros Educadores. Além da vertente formativa, o encontro pretende "criar um dinamismo de reflexão diocesana em torno da catequese".

Entre hoje e Domingo realizar-se-ão seis cursos, de 13 horas cada. Durante os intervalos das formações, os participantes poderão frequentar os ateliers "Desenvolver disponibilidade para a escuta – exercícios físicos" e "Educar na fé pela arte – danças meditativas".

No último dia, às 10h30, o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, proferirá uma conferência. O encontro terminará com a missa, marcada para as 12h15.

As Jornadas, que decorrem na Casa de Vilar, são organizadas pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã.

O programa dos cursos é o seguinte:

Desafios para os catequistas em tempo de indefinições e pluralidades.
Objectivos: conhecer e fundamentar as opções catequéticas adoptadas e a adoptar; saber discernir a prática catequética à luz da Revelação; conseguir, em situação de indefinição, discernir o que é essencial.
Luís Miguel Figueiredo (Director do Secretariado da Educação Cristã da Arquidiocese de Braga).

Celebrações em catequese – O Sacramento da Eucaristia.
Objectivos: aprofundar o significado da Eucaristia no processo da iniciação cristã; elaborar catequeses mistagógicas para iniciar ao mistério, aos símbolos e aos gestos litúrgicos.
Manuel Queirós (Director do Secretariado da Educação Cristã da Diocese de Vila Real).

As narrativas bíblicas da criação em diálogo com a ciência.
Objectivos: apreender novos paradigmas de leitura e interpretação (Génesis 1-11), que permitam redimensionar a perspectiva bíblica, sem suprimir a competência da ciência; distinguir a linguagem imagética da fé bíblica da linguagem da ciência, tirando daí as devidas consequências para um cristão.
Luísa Maria Almendra (Professora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa).

Acompanhar a profissão de fé dos adolescentes.
Objectivos: relacionar as vivências típicas da adolescência com as atitudes e conteúdos essenciais da fé cristã; desenvolver estratégias adequadas, na cultura em que vivemos, para ajudar os adolescentes a uma profissão de fé madura.
Rui Alberto (Director da revista "Catequistas").

O tema do amor nas catequeses da adolescência /A Sexualidade na educação integral da Pessoa.
Objectivos: identificar o específico da antropologia teológica sobre o amor; formular e compreender a norma ética do amor; assimilar os mecanismos de decisão ética em situação; adquirir conhecimentos científicos de base para uma formação pedagógica na área da sexualidade humana; reflectir a construção duma educação da sexualidade que integre todas as dimensões da Pessoa.
Jorge Teixeira e Cunha (Director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto); Teresa Tomé Ribeiro (Especialista em Saúde Pública).

Eu e o Outro: A arte de comunicar e de se relacionar.
Objectivos: reconhecer diferentes formas e estilos de comunicação interpessoal na relação com o outro (crianças/jovens, outros catequistas/educadores, pais, …); melhorar as competências de comunicação interpessoal, facilitadoras de uma relação saudável com o outro.
Luísa Ribeiro Trigo (Psicóloga).

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top