João Paulo II volta às livrarias

Novas publicações e reedições recordam a figura do novo beato

Lisboa, 29 abr 2011 (Ecclesia) – A beatificação de Karol Wojtyla colocou, novamente, nos escaparates das livrarias obras de e sobre João Paulo II.

Para além das várias reedições de livros sobre o futuro beato da Igreja Católica – será beatificado a 1 de maio, em Roma – surgem também novos títulos.

Andrea Riccardi, professor catedrático de História e fundador da Comunidade de Santo Egídio escreveu uma biografia de Karol Wojtyla que é editada pelas Paulinas Editora.

O autor escreve na sua obra que João Paulo II “crê que a Igreja católica tem uma missão, para levar mundos diferentes a viverem juntos. Esta visão teve a sua explicitação máxima na jornada de 27 de outubro de 1986, realizada sob o signo franciscano e irénico de Assis”.

Em 1981, na Encíclica «Laborem Exercens», escrita num tempo em que o mundo marxista parecia sólido, João Paulo II escreve: «Os reagrupamentos inspirados pela ideologia marxista, como os partidos políticos, tendem, em função do princípio da “ditadura do proletariado” e com o exercício de influências de vários tipos, inclusive a pressão revolucionária, ao monopólio em cada uma das sociedades, para introduzir nelas… o sistema coletivista».

O Papa “denuncia a ditadura do proletariado e relança a doutrina social da Igreja num mundo onde ainda existem dois sistemas económicos: o capitalista e o comunista” – realça a obra.

Da autoria de Paulo Aido e com a chancela da Zebra Publicações saiu também a obra «Tributo a João Paulo II – Rezar com o Papa de Fátima».

Como o autor refere na sua breve introdução, “o Papa polaco foi um amigo, um protagonista da História, um combatente do bom combate da causa da fé e foi, também, um grande místico”.

Este livro pretende “oferecer um pretexto mais para recordarmos as visitas de João Paulo II a Portugal, a ligação afetiva que estabeleceu com o nosso País e com Fátima, e o enamoramento que sempre teve com Maria…” – lê-se.

Ainda na área das comunicações sociais, a beatificação de João Paulo II será a primeira celebração litúrgica filmada com câmaras de televisão 3D.

Esta experiência será a base para posteriores experiências com o objetivo de emitir em 3D desde o Vaticano.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top