João Paulo II: Bispo de Setúbal quer católicos a acompanhar beatificação

Fiéis podem dizer que conhecerem «um amigo que foi declarado santo», sublinha D. Gilberto Reis

Setúbal, 30 abr 2011 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal pretende que os fiéis da sua diocese acompanhem, através da oração, a beatificação do Papa João Paulo II, que decorre este domingo no Vaticano, a partir das 9h00.

Em mensagem enviada à Agência ECCLESIA, D. Gilberto Reis convida os católicos a seguirem a celebração através da “oração”, das “reportagens dos Meios de Comunicação Social” e “da maior vivência da peregrinação nacional a Fátima no dia 13 de maio”.

“Muitos de vós tivestes a graça de ter rezado com ele nalguma viagem a Portugal ou noutro lugar, muitos outros sentistes pela televisão a força da sua santidade e todos podereis dizer, a partir da beatificação de João Paulo II, que tendes um conhecido e um amigo que foi declarado santo!”, escreve o prelado.

Na mensagem com data de 29 de abril, Gilberto Reis sugere a leitura da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião da beatificação do Papa polaco.

A beatificação é a liturgia que propõe uma pessoa como modelo de vida e intercessor junto de Deus e autoriza o seu culto público na Igreja Católica, normalmente em âmbito restrito (por exemplo numa diocese, país, ou congregação religiosa).

O rito constitui uma etapa importante no processo de canonização, mediante o qual um cristão é declarado santo e se alarga a sua veneração a todos as nações.

Para a beatificação a Igreja exige habitualmente o reconhecimento de um milagre obtido por intercessão do futuro beato, voltando a exigir novo milagre para conceder a canonização.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top