Cruz e Ícone de Nossa Senhora estar a sul do país com programa até ao dia 27

Lisboa, 02 nov 2021 (Ecclesia) – Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, que se encontram desde o dia 29 de outubro na Diocese do Algarve, vão visitar o Estabelecimento Prisional de Olhão e de Silves, o Hospital de Faro e alguns estabelecimentos escolares.

De acordo com o programa apresentado pela diocese, a cruz de madeira e o ícone de Nossa Senhora vão visitar a Universidade do Algarve, no dia 10, e no dia seguinte, estarão no Hospital de Faro.

No dia 17, está prevista a deslocação dos símbolos, entregues aos jovens por São João Paulo II, ao Estabelecimento prisional de Silves, depois de ter estado no Estabelecimento Prisional de Olhão.

O Comité Organizador Diocesano (COD) explica que a programação resultou de um trabalho conjunto com as diferentes vigararias.

“Em cada uma destas foi dada a responsabilidade e a liberdade de preparar a passagem dos símbolos pelo seu território, no sentido de integrar toda a diocese neste caminho de preparação para a JMJ. Em todo este processo, para além de todos os momentos celebrativos e de oração, sempre existiu a indicação da necessidade de irmos mais longe, fora das periferias das igrejas e das capelas, demonstrar que esta JMJ não é limitada apenas a alguns, mas é sim um dom para todos”, refere uma nota do COD enviado ao jornal «Folha de Domingo».

A passagem dos símbolos vai acontecer pelas vigararias da diocese do Algarve, apresentando, cada uma delas, um programa próprio com momentos em diferentes igrejas, com a organização de atividades com grupos de catequese, oração do terço em instituições de terceira idade, procissões e vigílias de oração.

No dia 27 de novembro, os símbolos serão levados a Loulé, ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, conhecido como Mãe Soberana, antes de serem entregues à diocese de Beja.

Os símbolos da JMJ, depois de terem peregrinado em Angola, Polónia e Espanha, iniciaram uma peregrinação de dois anos em Portugal, no passado dia 29 de outubro, com uma passagem da diocese de Huelva, em Espanha, para Vila Real de Santo António, através do rio Guadiana.

Os símbolos da JMJ estiveram no Algarve pela última vez há 11 anos, no dia 13 de agosto de 2010, na preparação da edição de 2011, em Madrid, e previamente, na preparação da JMJ em Colónia, em 2005, na Alemanha, no dia 17 de outubro de 2003.

A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto de 2023, na primeira vez que Portugal acolhe a iniciativa.

LS

Partilhar:
Share