Autarcas de Lisboa e de Loures estiveram no Parque Tejo numa visita acompanhada pelo presidente da República

Foto Lusa

Lisboa, 23 fev 2023 (Ecclesia) – Os presidentes das autarquias de Lisboa e de Loures visitaram hoje os terrenos onde vai decorrer o encontro do Papa com jovens de todo o mundo e afirmaram que os trabalhos vão “iniciar rapidamente”, no “próximo mês”.

Citado pela Renascença, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal e Lisboa disse que “os concursos estão todos abertos e as equipas prontas” para iniciar “no próximo mês” as obras no espaço onde vão decorrer os atos centrais da Jornada Mundial da Juventude, em agosto de 2023.

“Da nossa parte só estamos à espera que se retirem ainda alguns contentores para iniciar rapidamente todos os trabalhos”, afirmou Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures.

A visita dos autarcas de Lisboa e Loures decorreu na tarde de hoje e com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o coordenador do grupo de projeto que vai acompanhar a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023, José Sá Fernandes, e o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar.

Participou também na visita o novo embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Jorge Oliveira Carmo, que se prepara para iniciar funções diplomáticas em Roma, encontrando-se com o Papa Francisco.

“Nessa ocasião é inevitável que um tema cimeiro seja o das jornadas no ano que vem. Ora, para o senhor embaixador era fundamental não apenas ter ouvido, mas ter conhecido e poder dizer ao Papa Francisco ‘Lá estivemos, pode estar calmo, Sua Santidade’”, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações aos jornalistas, os autarcas asseguraram que tudo vai estar pronto para receber a Jornada Mundial da Juventude, um evento “único” pelo acolhimento de jovens de todo o mundo e para a recuperação da frente do Tejo.

Os atos centrais da JMJ Lisboa 2023, a vigília de oração e a Missa final, presididas pelo Papa Francisco, vão decorrer na zona do Parque das Nações e nos terrenos do concelho de Loures que estão na continuidade da margem do Tejo.

A escolha da cidade de Lisboa pelo Papa Francisco para a realização da Jornada Mundial da Juventude aconteceu no dia 27 de janeiro de 2019, no Panamá; previsto primeiro para o verão de 2022, o encontro de jovens e todo o mundo com o Papa foi adiado um ano, estando marcada a JMJ Lisboa 2023 para os dias 1 a 6 de agosto.

PR

Partilhar:
Share