Comité Organizador Local precisa que «pacotes» com alojamento e transportes visam facilitar participação dos peregrinos

Lisboa, 19 out 2022 (Ecclesia) – Catarina Mota, do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, afirmou à Agência ECCLESIA que o encontro é “totalmente gratuito”, sendo os “pacotes” propostas pela organização aos peregrinos uma forma de facilitar a sua participação.

“Todos os eventos oficiais com o Papa são de acesso livre e totalmente gratuitos. Não há nenhum momento em que seja preciso pagar para ver o Papa”, destacou a responsável, em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer na capital portuguesa, de 1 a 6 de agosto do próximo ano.

A organização sublinha que a participação dos peregrinos na JMJ é gratuita, o que significa que cada pessoa pode “participar livremente nos eventos centrais” – Missa de Abertura, acolhimento do Papa, Via-Sacra, vigília conclusiva e Missa de envio, entre outros.

“Por razões logísticas e de segurança, e também para ajudar a cobrir os custos organizativos, todos os interessados são convidados a inscrever-se na JMJ e a pagar a contribuição de participação”, indica o COL.

Catarina Mota destaca que as várias modalidades de participação propostas são “completamente facultativas” – podendo os peregrinos assumir a estadia e deslocações por sua conta – e os pactos apresentados visam permitir que cada um possa escolher “o tipo de participação que mais se adapta às suas necessidades”.

“A ideia é permitir que os peregrinos possam vir a Lisboa sem ter de se preocupar, com incertezas, tendo um preço fixo, o que é muito importante para muitos países”, precisou.

Os pacotes, com vários preços, permitem o acesso, com menores custos, a um conjunto de serviços de forma organizada como o alojamento, alimentação, seguros, transporte e o kit do peregrino.

Os valores vão desde 50 euros a 235 euros, mediante a opção escolhida

A todos os pagamentos efetuados até dia 31 de dezembro de 2022, será aplicado automaticamente um desconto de 10%; os pagamentos efetuados até dia 15 de março de 2023 usufruem ainda de um desconto automático de 5%.

Modalidade A – 01/08/2023 a 06/08/2023

PACOTE A1: inclui alojamento, alimentação, transporte, seguro e kit do peregrino, desde a noite de 31 de julho (jantar incluído) até à manhã de 7 de agosto (pequeno-almoço incluído). Também será possível pedir o prolongamento dos serviços por mais um dia (30 de julho ou 8 de agosto), escolhendo entre os seguintes pacotes:

PACOTE A1+ (30 jul): inclui os serviços mencionados, desde a noite de 30 de julho (jantar incluído) à manhã de 7 de agosto (pequeno-almoço incluído).

PACOTE A1+ (8 ago): inclui os serviços mencionados, desde a noite de 31 de julho (jantar incluído) à manhã de 8 de agosto (pequeno-almoço incluído).

PACOTE A2: inclui alimentação, transporte, seguro e kit do peregrino, desde o jantar de 31 de julho ao jantar de 6 de agosto.

PACOTE A3: inclui alojamento, transporte, seguro e kit do peregrino, desde a noite de 31 de julho à manhã de 7 de agosto. Também será possível pedir o prolongamento dos serviços por mais um dia (30 de julho ou 8 de agosto), escolhendo entre os seguintes pacotes:

PACOTE A3+ (30 jul): inclui os serviços mencionados, desde a noite de 30 de julho à manhã de 7 de agosto.

PACOTE A3+ (8 ago): inclui os serviços mencionados, desde a noite de 31 de julho à manhã de 8 de agosto.

PACOTE A4: inclui transporte, seguro e kit do peregrino, desde a manhã de 1 de agosto até à noite de 6 de agosto.

 

Modalidade B – 04/08/2023 a 06/08/2023

PACOTE B1: inclui alojamento, alimentação, transporte, seguro e kit do peregrino, desde a noite de 4 de agosto (jantar incluído) até à manhã de 7 de agosto (pequeno-almoço incluído). Também será possível pedir o prolongamento dos serviços por mais um dia (8 de agosto), escolhendo o seguinte pacote:

PACOTE B1+: inclui os serviços mencionados, desde a noite de 4 de agosto (jantar incluído) até à manhã de 8 de agosto (pequeno-almoço incluído).

PACOTE B2: inclui alimentação, transporte, seguro e kit do peregrino, desde o jantar de 4 de agosto ao jantar de 6 de agosto.

 

Modalidade C – Vigília e Missa de Envio, de 05/08/2023 a 06/08/2023

PACOTE C1: inclui transporte, seguro e kit do peregrino.

PACOTE C2: inclui piquenique vigília, transporte, seguro e kit do peregrino, do almoço de 5 de agosto ao almoço de 6 de agosto.

Os participantes que escolham um pacote com alojamento incluído, serão alojados em casas de família, pavilhões, escolas, ginásios, entre outros espaços coletivos.

Na noite de 5 para 6 de agosto de 2023, após a vigília presidida pelo Papa, todos os peregrinos pernoitarão ao ar livre no local da celebração, o Parque Tejo, pelo que participante deve levar consigo um saco-cama (saco de dormir) e um colchonete (de viagem).

Quando à alimentação, o COL vai implementar um sistema misto, com áreas da própria JMJ Lisboa 2023 e restaurantes ou outros pontos de alimentação de parceiros externos.

As inscrições para a JMJ Lisboa 2023 vão abrir até ao final deste mês, através do site www.lisboa2023.org.

“Temos sempre o desejo de que as pessoas se inscrevam quanto antes, para nós, do ponto de vista logístico, de preparação, podemos antecipar o número de peregrinos”, aponta Catarina Morta.

A entrevistada admite que muitas inscrições aconteçam mais perto de agosto de 2023, porque dependem da capacidade de reunir os recursos necessários para a participação.

As inscrições dos participantes na JMJ Lisboa 2023 são feitas online, através do preenchimento de um formulário de inscrição, disponível em cinco idiomas (português, inglês, italiano, francês e espanhol).

O COL da JMJ Lisboa 2023 recomenda a “partilha destes dias em grupos de maior dimensão”.

HM/OC

 

JMJ Lisboa 2023: Presidente da República aponta a iniciativa «cultural e civilizacional», que vai dar voz aos jovens

Partilhar:
Share