Acolhimento é o tema do primeiro episódio que recorda, a experiência de há um ano ao longo de seis episódios, através de testemunhos de quem viveu de perto a JMJ
Lisboa, 01 ago 2024 (Ecclesia) – O Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa lançou hoje o podcast ‘Que levamos connosco?’, que propõe ao longo de seis episódios recordar a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, ao fim de um ano.
“Cada um dos episódios será publicado às 7 horas da manhã de 1 a 6 de agosto. Através de testemunhos de quem viveu de perto a JMJ, recordamos as palavras do Papa e os desafios que deixou à nossa Igreja de Lisboa”, pode ler-se numa carta enviada ao clero.
A iniciativa tem como objetivo fazer memória do encontro, que decorreu de 1 a 6 de agosto em Lisboa, e lembrar que todos são chamados a continuar a caminhar.
“É uma oportunidade de recordar o passado, fazer exame de consciência do presente e sentirmo-nos relançados para continuar no futuro a viver esta experiência de Igreja viva em Cristo Vivo”, refere a mensagem.
Os episódios vão estar disponíveis nas plataformas habituais de podcasts, tendo o primeiro sido publicado hoje, com o título “Dia 1 de agosto – Acolhimento”.
No dia em que se assinala um ano da JMJ Lisboa 2023, Ludmila Silva conversa com o casal Inês e Nuno Borges, da paróquia de Belas, em Sintra, que foi família de acolhimento.
“De uma forma geral, mal soubemos que era Lisboa o local escolhido, nós queríamos ter uma participação ativa e, portanto, fazia todo o sentido para nós”, afirmou Nuno Borges, no podcast. Casados há 16 anos e pais de quatro filhos, os dois receberam em casa 10 jovens italianos do Caminho Neocatecumenal, itinerário de formação cristã do qual Inês faz parte. Inês explica que as Jornadas “sempre tiveram um lugar muito especial” na vida do casal, que participou em edições anteriores, e inclusivamente o tema da JMJ foi o mesmo que o do casamento. “[A JMJ] marcou a nossa caminhada enquanto jovens cristãos e continua ainda agora a marcar enquanto família que quer passar estes mesmos valores aos nossos filhos”, sublinha. Os próximos episódios do podcast vão ter os seguintes temas: Dia 2: Lançar as redes, Dia 3: Todos, todos, todos, Dia 4: Via Sacra, Dia 5: Fátima e voluntariado e Dia 6: Enviados. |
Até hoje houve 15 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023).
A próxima edição da JMJ realiza-se em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.
LJ