Ser «ecologicamente responsável» é uma meta da Jornada Mundial da Juventude

Lisboa, 17 jun 2021 (Ecclesia) – O Gabinete de Diálogo e Proximidade, do Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, e a Rede ‘Cuidar da Casa Comum’ fizeram um “ecodiagnóstico” à sede do encontro, no Mosteiro São Vicente de Fora.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a organização local da JMJ Lisboa 2023 explica que esta iniciativa teve como objetivo incentivar “todos os que circulam na sede” a fazerem um “uso inteligente da eletricidade e da água” e a terem em atenção a produção de lixo, cimentando o compromisso da JMJ de agir em conformidade com os resultados do diagnóstico.

A JMJ tem como meta ser uma iniciativa “ecologicamente responsável” e esta iniciativa teve por objetivo “promover as mudanças” que podem realizar para uma ecologia integral.

As recomendações do “ecodiagnóstico”, realizado com a rede ecuménica, são sobretudo “orientações para a concretização de um desejo de cuidar da casa comum”, abrangendo possibilidades que podem ser aplicadas noutros locais.

O Gabinete de Diálogo e Proximidade promoveu também uma verificação das acessibilidades físicas, sensoriais e intelectuais.

A sede da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, no Mosteiro de São Vicente de Fora, ainda não está a ser utilizada plenamente, por causa da pandemia de Covid-19, mas quando funcionar em pleno as “pequenas decisões” no âmbito da gestão dos recursos vão ter um impacto cada vez maior.

O Gabinete de Diálogo e Proximidade da JMJ Lisboa 2023 foi criado para endereçar os temas da inclusão e da sustentabilidade, tendo por base as encíclicas do Papa Francisco ‘Laudato Sí’ e ‘Frattelli Tutti’.

A escolha de Lisboa como primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da JMJ aconteceu há dois anos, no dia 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

As jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

CB/OC

Partilhar:
Share