JMJ 2023: Oeiras acolhe Jornada Diocesana da Juventude, apontando ao grande encontro de Lisboa

Programa de dois dias prevê concerto dos HMB, diálogo com o cardeal-patriarca, workshops e momentos de oração

Lisboa, 18 nov 2022 (Ecclesia) – A localidade de Oeiras vai acolher entre sábado e domingo a Jornada Diocesana da Juventude do Patriarcado de Lisboa, vista como uma “pequena JMJ” em preparação para o grande encontro mundial que se realiza na capital portuguesa, de 01 a 06 de agosto do próximo ano.

“Todas as paróquias estão mobilizadas para a JMJ, mas a Jornada Diocesana da Juventude é uma proposta interessante e arrojada como uma pequena JMJ”, disse à Agência ECCLESIA o diretor do Serviço de Juventude do Patriarcado de Lisboa, João Clemente.

A Jornada Diocesana da Juventude destina-se, “primordialmente”, aos jovens desde a adolescência, “mas também a famílias, havendo este ano propostas específicas para estas”.

Este ano, o evento tem dois dias e existe “a modalidade da dormida, de sábado para domingo”, anunciou o responsável, em entrevista ao Programa ECCLESIA, emitido esta sexta-feira na RTP2.

Com cerca de três mil jovens inscritos na Jornada Diocesana da Juventude, João Clemente sublinha que este é também “um ensaio logístico para a JMJ” do próximo ano.

O convite, dirigido pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, solicita aos jovens de Lisboa para que se reúnam em Oeiras, para um tempo de encontro, oração, convívio, formação, festa e relançamento do “grande encontro na JMJ Lisboa 2023”, sublinha.

No primeiro dia, após o acolhimento no Jardim Municipal de Oeiras às 14h30, haverá lugar para workshops, um concerto com os HMB, jantar e uma vigília de oração à qual se associam os seminaristas que vão ser ordenados este ano.

No domingo de manhã, será tempo dos jovens conversarem com D. Manuel Clemente e partilharem “as suas dúvidas, seus anseios e aquilo que têm a dizer à Igreja”, disse João Clemente.

Antes de almoço haverá, na praia de Santo Amaro, um “grande gesto de acolhimento aos jovens de todo o mundo para JMJ Lisboa 2023”, realça o responsável.

De tarde, no Jardim Municipal de Oeiras, vai celebrar-se a missa da Solenidade de Cristo Rei.

No final vai ser entregue ao Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, “um documento, uma pequena carta, um manifesto dos jovens intitulado a geração Rise Up”, anunciou.

O tema desta Jornada Diocesana da Juventude é o mesmo da mensagem para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39).

O encontro é organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa/COD Lisboa (Comité Organizador Diocesano da JMJ Lisboa 2023), este ano em parceria com os sectores pastorais da Catequese, Família, Universitária e Vocações.

PR/LFS/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top