Evento online dá a conhecer, esta sexta-feira, «marca» do próximo encontro internacional de jovens católicos

Lisboa, 14 out 2020 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, vai dar a conhecer esta sexta-feira, num evento online, a “marca” do próximo encontro internacional de jovens católicos.

“O novo logotipo da Jornada Mundial da Juventude foi inspirado pelo tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da JMJ que terá lugar em Lisboa (‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ – Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas”, informa um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A proposta vencedora foi escolhida num concurso internacional promovido pelo Comité Organizador Local (COL), que contou com a participação de “centenas de candidatos provenientes de 30 países dos cinco continentes”.

A triagem inicial dos trabalhos foi feita por uma equipa de académicos da Universidade Católica Portuguesa que selecionou 21 propostas; estas foram depois avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação, provenientes de agências de comunicação presentes em Portugal, que elegeram três finalistas.

A decisão final coube ao Vaticano, através do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.

O lançamento da imagem do encontro internacional de Lisboa acontece num evento digital, transmitido através das páginas da JMJ no Facebook (disponível em 22 idiomas) e Youtube, às 11h00 de Lisboa.

No dia 16 de outubro será também lançado o site da JMJ 2023, disponível em www.lisboa2023.org.

A data escolhida liga-se ao dia da eleição papal de São João Paulo II, em 1978.

O Papa polaco foi o fundador da JMJ, em 1985, iniciativa que “que tem marcado gerações em todo o mundo”.

O COL da JMJ Lisboa 2023 refere, no comunicado, que a prioridade do momento atual são “as necessidades daqueles que têm sido afetados pela pandemia, sem perder de vista a organização do evento”.

“As equipas de trabalho, em diálogo contínuo com a Santa Sé, prosseguem os preparativos deste encontro de jovens que, há mais de três décadas, é para todo o mundo sinal de esperança, união e solidariedade”, acrescenta a nota.

Após o lançamento do logotipo, o COL, juntamente com as dioceses portugueses, está a preparar um conjunto de ações de divulgação, já em 2020, de âmbito local.

A escolha de Lisboa como primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da JMJ aconteceu a 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

Esta jornada da Igreja Católica dedicada às novas gerações realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos (ou em data a definida por cada diocese), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; devido à pandemia, a edição de Lisboa foi adiada de 2022 para o verão de 2023.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

OC

 

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