Iniciativas de várias dioceses portuguesas centram-se na Via-Sacra, como forma de assinalar caminho para a Páscoa

Lisboa, 23 mar 2021 (Ecclesia) – As dioceses católicas de Portugal mobilizam hoje os seus jovens para uma nova edição de ‘dia 23’, data em que mensalmente decorrem atividades de preparação rumo à edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa.

Devido às contingências provocadas pela pandemia, as iniciativas promovidas pelos Comités Organizadores Diocesanos (COD) da JMJ, recorrem em março às novas tecnologias e a encontros online.

Na preparação para a Páscoa, várias propostas centram-se na Via-Sacra, a recriação dos momentos do julgamento, condenação e morte de Jesus Cristo.

Aveiro, Beja, Braga, Lisboa e Viseu convidam os mais novos para uma meditação sobre os momentos centrais da fé cristã.

A Diocese do Porto quer pôr os jovens a mexer. A iniciativa “Pronto para dançar até à JMJ?”, pedindo que aprendam a coreografia partilhada no Facebook do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e enviem o seu vídeo para sdpj.porto@gmail.com.

Já a Pastoral de Jovens de Lamego sugere a “Paragem 23” – um momento de oração que vai ser transmitido através rede social Facebook; a Diocese da Guarda aproveita a ocasião para pôr todos a rezar, numa iniciativa chamada “2 ou 3 a 23”.

No Alto Minho, os jovens de Viana do Castelo são convidados a construir o logótipo da JMJ, “por etapas e em ambiente familiar” e a ideia é que postem, hoje, uma foto da cruz já totalmente construída com os hastags #jotasmj23 e #acruzdosjovens.

A Diocese de Bragança-Miranda tem a iniciativa “A caminho”, que vai ser transmitida às 21h00 a partir do Seminário de São José e Santarém ai ter o habitual “23 do mês” com uma proposta de oração deixada pelos jovens de Riachos.

Inspiradas pelo Dia de São José, Portalegre-Castelo Branco tem um “live” com o padre João Maria Lourenço, e a Diocese de Setúbal propõe uma oração com a especial intercessão de São José.

A Diocese de Leiria-Fátima garante nas suas redes sociais que o dia de hoje já tem “um cheirinho a Páscoa” porque o ‘Vitamina 23’ deste mês vai apresentar uma proposta de caminhada para a Semana Santa, em formato podcast, áudio e vídeo.

O COD do Algarve  congrega os jovens numa catequese pelo Zoom com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” e em Coimbra os escuteiros vão dinamizar o “Dia JMJ” rumo a este acontecimento mundial.

O Comité Organizador Diocesano JMJ da Diocese do Funchal preparou o #EmBarca23, um evento que tem como tema “Cuida-te e deixa-te Cuidar”.

O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Angra  escolheu 30 igrejas, nas nove ilhas do arquipélago dos Açores, para realizar as celebrações de oração do dia 23 de cada mês; hoje, a celebração vai ser na igreja de Nossa Senhora do Ar (Aeroporto), na Ilha de Santa Maria.

LFS/OC

Partilhar:
Share