Iniciativa reúne jovens em seis locais diferentes

Foto: Rui Saraiva

Porto, 13 jun 2021 (Ecclesia) – As dioceses do norte de Portugal estão a promover o ‘Km 11’, uma atividade destinada aos jovens das dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

“Sentimos que há uma vontade imensa de demonstrar que os jovens do Porto querem marcar presença, querem vivenciar este momento. Contamos que eles, e também que toda a diocese, possam corresponder a este apelo realizado para esta experiência do ‘Km 11’”, disse o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e responsável pelo Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto para a Jornada Mundial da Juventude, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Os jovens na Diocese do Porto foram convidados, esta manhã, a fazer um logótipo humano com a imagem da Jornada Mundial da Juventude Lisboa, 2023, e a participar, ao longo do dia num roteiro turístico e religioso.

Foto: Rui Saraiva

Do programa do ‘Km 11’ destacam-se hoje os concertos das bandas católicas ‘Follow Him’ (Portugal), às 18h00, e ‘The Sun Music’ (Itália), às 23h00, depois da vigília presidida pelo bispo D. Manuel Linda.

“O ‘Km 11’ foi uma atividade prevista para o ano 2020, um ‘sonho das Pastorais Juvenis das Dioceses do Norte de Portugal’, que a pandemia impediu que se realizasse, tendo por imaginário a distância de 11 quilómetros de Jerusalém”, indica um comunicado enviado à Agência Ecclesia.

A designação ‘Km11’ refere-se à cidade de Emaús, que fica a 11 quilómetros de Jerusalém, e “é o ponto de partida (e de chegada) para uma atividade de Verão conjunta entre as Dioceses do Norte de Portugal”, com o objetivo de preparar a Jornada Mundial da Juventude de 2023.

“Vamos em uníssono realizar o ‘Km11’ com alegria renovada e fé fortalecida como autênticos Jovens Discípulos de Jesus Cristo num grande encontro de todos os Jovens num local específico de cada Diocese com o Bispo Diocesano e restantes agentes pastorais”, indica o comunicado.

Para além da Eucaristia de Domingo, os promotores do ‘Km 11’ contam iniciar, no sábado, com uma Vigília de Oração nas seis dioceses ao mesmo tempo “com uma saudação em direto por cada diocese”.

Foto: Rui Saraiva

As dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real convocam os seus jovens, no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se vai realizar em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

O padre Jorge Nunes explicou que os vários responsáveis esperam que a JMJ seja um projeto que “dure vários anos”.

Em 2024, o ‘Km 11 terá por tema os Discípulos de Emaús, que estava previsto para o ano de 2020, “não só pelo facto de estar na base do nome deste evento, mas também porque é a proposta de ‘caminho’ que nos chega a partir do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, a Fé e o Discernimento Vocacional”, indica o comunicado.

PR/CB/OC/LS

Pastoral Juvenil: Dioceses nortenhas promovem «Km 11», entre música, oração e património (c/vídeo)

 

 

Partilhar:
Share