JMJ 2023: Diocese de Coimbra lançou livro «Oração À La Carte» para as Famílias de Acolhimento dos «Dias na Diocese»

Coimbra, 24 jul 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra lançou o livro ‘Oração à La Carte’ para as famílias de acolhimento que vão receber peregrinos nos ‘Dias na Diocese’ (DND), no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), possam “promover uma caminhada espiritual”.

O Comité Organizador Diocesano Coimbra (COD) para a JMJ Lisboa 2023 informa que o livro ‘Oração À La Carte’ contém “orações simples e pequenos desafios” que podem ser “ajustados à realidade de cada família”, e cada agregado escolhe, “a cada dia, qual a proposta que faz mais sentido para rezar e viver em família”.

A Diocese de Coimbra vai receber “cerca de 14.000 peregrinos”, de mais de 90 as nacionalidades, nos «Dias nas Dioceses’, entre 26 e 31 de julho, na semana anterior à JMJ Lisboa 2023, que vão ser recebidos por 2800 ‘famílias de acolhimento’, para além de pavilhões, escolas, paróquias.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o COD Coimbra explica que o livro ‘Oração À La Carte’ vai permitir às famílias de acolhimento “preparar o coração, de forma individual e em família”

“Não existe nenhum guião que preveja e traduza em palavras os momentos que iremos viver. A preparação começa ainda antes de receberem os jovens peregrinos, prolonga-se durante os DND, com propostas a realizar com os peregrinos, e continua depois da JMJ, para que a sua força e renovação não se percam”, desenvolveu.

O caderno de oração, que pretende “promover uma caminhada espiritual” das Famílias de Acolhimento, foi preparado pelo Comité Organizador Diocesano de Coimbra, em parceria com o Secretariado Diocesano da Pastoral da Família (SDPF).

O COD de Coimbra assinala que se esperam “dias únicos” onde as palavras de ordem são “a partilha e o acolhimento”, e, a partir daqui, a sua proposta para os DND passa por “um crescimento pessoal, espiritual e cultural dos peregrinos”.

“O contacto e a vivência com a população local vão permitir a quem nos visita uma absorção de conhecimento cultural, gastronómico, regional, ímpares, além de promover o aprofundamento da fé em Cristo e desenvolver o autoconhecimento”, acrescenta.

Dos 14 mil peregrinos inscritos “para viver e celebrar” os ‘DND’ na Diocese de Coimbra, a semana anterior à JMJ 2023, “40 têm necessidades especiais, maioritariamente motoras”.

Os ‘Dias nas Dioceses’ vão realizar-se em 17 Igrejas locais, de norte a sul de Portugal continental e arquipélagos – de 26 a 31 de julho; os peregrinos vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região, numa semana que é também um itinerário de preparação para a JMJ Lisboa.

A primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal vai realizar-se em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, com o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39); é um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas.

CB/OC

JMJ 2023: Diocese de Coimbra recebe «maior enchente de jovens que já assistiu na história», nos «Dias na Diocese»

Partilhar:
Scroll to Top