JMJ 2023: Diocese de Coimbra recebe «maior enchente de jovens que já assistiu na história», nos «Dias na Diocese»

COD Coimbra destaca que «legado» deste evento «será muito valioso para a diocese e para o país»

Foto: Agência ECCLESIA/CB

Coimbra, 14 jul 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra vai receber “cerca de 14 mil peregrinos nos ‘Dias na Diocese’”, “a maior enchente de jovens a que já assistiu na história”, entre 26 e 31 de julho, informa o Comité Organizador Diocesano (COD).

“Dias de grande alegria, partilha, conhecimento e festa para os cerca de 14 mil peregrinos inscritos, alguns deles inscritos na modalidade de grupo, 114 grupos até ao momento”, informa o COD de Coimbra, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Destes 114 grupos, 33 são considerados “grandes grupos” e viajam da França, “o país europeu com maior presença na diocese”, Espanha, Itália, Polónia e Suécia, e, para além da Europa, a América Latina “é o continente mais bem representada”, e 468 sacerdotes e 34 bispos vão acompanhar os peregrinos destes países.

Dos 14 mil peregrinos inscritos “para viver e celebrar” os ‘Dias na Diocese’ na Diocese de Coimbra, a semana anterior à JMJ 2023, “40 têm necessidades especiais, maioritariamente motoras”.

Durante seis dias dos DND, o COD de Coimbra para a Jornada Mundial da Juventude 2023 estima que a população “vai coabitar” com cerca de 65 nacionalidades diferentes, e informa que tem “2724 lares”, as famílias de acolhimento, com disponibilidade para “7896 peregrinos”.

“Números bastante satisfatórios para o COD Coimbra e para a Diocese de Coimbra que têm estado a caminho da JMJ, nestes últimos dias, com expectativa, algum nervosismo, mas, também, com a certeza de que o legado deixado por este evento será muito valioso para a diocese e para o país”, desenvolve.

Para apoiar peregrinos e clero a Diocese de Coimbra conta com 2471 voluntários, mas as inscrições – plataforma portal.jmj2023.pt – só encerram esta sexta-feira, dia 14 de julho, e pode “aumentar o número mencionado”.

Na semana anterior à JMJ Lisboa 2023, os ‘Dias nas Dioceses’ vão realizar-se em 17 Igrejas locais, de norte a sul de Portugal continental e arquipélagos – de 26 a 31 de julho; os peregrinos vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região, numa semana que é também um itinerário de preparação para a JMJ Lisboa.

A primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal vai realizar-se em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, com o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39); é um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas.

O Comité Organizador Diocesano de Coimbra tem promovido “a divulgação deste evento único no mundo”, em conjunto com os 21 Comités Organizadores Territoriais (COT) que compõem esta diocese, uma promoção que levou a Igreja Católica “para os sítios mais improváveis, como festas académicas, feiras, concertos”.

Neste contexto, o COD destaca que a música também foi “um motor para a apresentação da JMJ 2023 a toda a comunidade, crente e não crente”, destacando a criação do ‘Coro COD’, sob a batuta do padre João Paulo Vaz, que fez uma digressão por alguns palcos da Diocese de Coimbra.

CB

Partilhar:
Scroll to Top