Referência a 17 catedrais visa «mostrar as dioceses de acolhimento na sua unidade e diversidade» – Padre Filipe Diniz
Lisboa, 08 fev 2023 (Ecclesia) – A coordenação nacional dos ‘Dias nas Dioceses’ (DND) lançou hoje a imagem comum da iniciativa, com as 17 Catedrais dos territórios que vão acolher jovens de todo o mundo, de norte a sul de Portugal, na semana anterior à JMJ Lisboa 2023.
“É uma imagem que pretende mostrar as dioceses de acolhimento para os ‘Dias nas Dioceses’ na sua unidade e diversidade”, explicou o padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral juvenil (DNPJ) e coordenador dos DND na estrutura da Jornada, em declarações divulgadas pela organização da iniciativa.
Os ‘Dias nas Dioceses’, também conhecidos como pré-jornadas, vão realizar-se de 26 a 31 de julho, em 17 dioceses de Portugal continental e regiões autónomas: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
A imagem lembra a “diversidade cultural e religiosa das dioceses de acolhimento”, destaca o padre Filipe Diniz.
A imagem dos DND apresenta as Catedrais, desenhadas a partir de fotografias, com alguns pormenores identificativos de cada uma dessas igrejas, seguindo a linha gráfica da JMJ Lisboa 2023, nomeadamente as três cores principais: vermelho, verde e amarelo.
Este trabalho foi realizado por Miguel Mendes, designer que trabalha nos Salesianos e que já fez parte da equipa do DNPJ, lê-se no sítio online da JMJ Lisboa 2023.
Durante a semana dos ‘Dias nas Dioceses’, as 17 Igrejas diocesanas vão proporcionar uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja, da comunidade, com as suas especificidades, as pessoas e a região, a riqueza das tradições, da cultura e do património.
Os Comités Organizadores Diocesanos (COD) estão a desenvolver programas adequados às suas realidades e das comunidades de acolhimentos, inspirados em cinco pilares: Acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.
Os ‘DND’ são um itinerário de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal e que vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
As Dioceses de Lisboa, Santarém, Setúbal e das Forças Armadas e de Segurança são dioceses de acolhimento durante a semana da JMJ 2023, de 1 e 6 e agosto.
CB/OC