JMJ 2013: Papa contacta com a população quando aterrar no Brasil

Percurso especial pelas ruas do Rio de Janeiro responde a pedido de Francisco

Rio de Janeiro, Brasil 22 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai chegar hoje ao Rio de Janeiro, Brasil, para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, e tem o primeiro contacto com a população e com os peregrinos num trajeto pelas ruas da cidade carioca.

O Papa desembarca no aeroporto do Galeão, às 16h00 (mais quatro horas em Lisboa), de onde segue para a catedral metropolitana, no centro do Rio de Janeiro, onde estará o papamóvel.

Depois, a partir das 17h00, o trajeto de Francisco até ao Theatro Municipal passa pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e regressa à Avenida Rio Branco.

“A decisão corresponde à vontade do Santo Padre de se aproximar, desde sua chegada, da população e atende, ainda, a questões logísticas ligadas ao deslocamento pela cidade”, revela uma nota oficial do Comité Organizador Local.

O Papa argentino não quis um papamóvel blindado para os encontros com a multidão, pelo que no Rio de Janeiro estão um jipe branco aberto, utilizado normalmente na Praça de São Pedro, e outro verde, como reserva.

O presidente do município, Eduardo Paes, disse em conferência de imprensa que é “uma grande satisfação receber na cidade o Papa Francisco”.

“Serão dias de muita paz e alegria, mas também de contingências, pelo próprio estilo informal do pontífice, como aconteceu com a mudança da sua agenda na segunda-feira (hoje, ndr)”, disse o prefeito, referindo-se à decisão do Papa de percorrer o centro do Rio de Janeiro antes do encontro com a presidente Dilma Roussef e outras autoridades.

Monsenhor Joel Portella Amado, coordenador geral da JMJ Rio2013, revela que esta mudança de trajeto foi efetuada em conjunto com as autoridades brasileiras e com a segurança do Vaticano.

“O Papa por um lado quer estar com as pessoas, mas não quer atrapalhar a mobilidade da cidade”, assinalou.

Para isso, a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio e Rio Eventos Especiais, vai implantar um esquema especial para o tráfego que contempla pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres, transporte, logística operacional, entre outros.

operação terá 380 agentes da Guarda Municipal, da SMTR e controladores da CET-RIO, 45 veículos operacionais e 50 motas para monitorização desta área, além disso, estarão disponíveis 10 reboques da CET-RIO para desobstrução das vias em caso de acidente ou avaria de algum veículo.

A comitiva papal irá diretamente para o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre terça-feira e domingo na cidade brasileira e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que é a primeira viagem ao estrangeiro do pontificado.

CB/OC 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top