JMJ 2013: Exibição exclusiva do filme «Vi Ho Cercato e Siete Venuti»

Obra evoca frase de João Paulo II e apresenta testemunhos de participantes nas jornadas

Rio de Janeiro, Brasil, 16 jul 2013 (Ecclesia) – O cinema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 exibiu uma longa-metragem exclusiva que pretende responder a várias perguntas, sobre o maior encontro juvenil da Igreja Católica, com diversos depoimentos e imagens.

O filme ‘Vi Ho Cercato e Siete Venuti’ (Procurei-vos e viestes), de Paolo Carito, que entra na categoria de documentário, foi exibido esta segunda-feira e pretende revelar a origem das JMJ, desde que o Papa João Paulo II as instituiu em 1984.

O título deste documentário baseia-se numa frase do Papa polaco aos jovens e contém o testemunho de pessoas cuja vida se transformou por participaram em Jornadas Mundiais da Juventude.

O autor procurou responder a várias perguntas como o porquê dos símbolos (a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora), quais foram os legados da JMJ ao longo dos anos e como surgiram.

Da longa-metragem constam, também, entrevistas a diversas personalidades, como os cardeais Rylko e Ruini e o antigo porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.

Antes da exibição ‘Vi Ho Cercato e Siete Venuti’ foi realizada uma oração com os símbolos da JMJ.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre 23 e 28 de julho na cidade brasileira do Rio de Janeiro e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início do pontificado.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top