JMJ 2011: «Muita alegria e patriotismo» no encontro entre jovens e bispos portugueses, diz arcebispo de Évora

Juventude católica «não está desanimada, como alguns querem fazer crer», salienta D. José Alves

Madrid, 18 ago 2011 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora afirmou que o encontro desta manhã em Madrid entre mais de 10 mil jovens portugueses e 17 prelados do episcopado nacional, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), teve “muita alegria e patriotismo”.

D. José Alves declarou à Agência ECCLESIA que Portugal esteve “muito presente e vivo”, e sublinhou que “a juventude portuguesa e cristã mostrou que tem fé e acredita no futuro”.

“Ao viver esta manhã senti-me muito entusiasmado e acompanhado pelos jovens de Portugal”, salientou o arcebispo, acrescentando que a juventude católica “não está desanimada, como alguns querem fazer crer”.

O prelado disse sentir-se “muito feliz” com o encontro “extraordinário” realizado no centro de congressos Madrid Arena e destacou o ambiente de “muita fé, serenidade e interiorização” vivido na iniciativa organizada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

O bispo do Porto, por seu lado, recordou as palavras de João Paulo II, que em 1985 deu início à Jornada Mundial da Juventude, e ressaltou que a Igreja tem de “quase recomeçar o cristianismo” na Europa.

O “novo ardor” na evangelização referido pelo Papa polaco “não se ganha de maneira especulativa nem individual mas com outros [fiéis] que partilham e projetam a fé comum”, notou D. Manuel Clemente.

O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa deseja que a 26.ª JMJ, inaugurada esta terça-feira na capital espanhola, ofereça aos participantes uma experiência “marcante” e “autêntica” de Deus.

D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, considera que a fé dos participantes no maior evento católico juvenil a nível mundial vai ficar positivamente marcada: “Nos momentos difíceis que terão ao longo da vida vai ficar sempre esta recordação das Jornadas Mundiais da Juventude e de um ou outro aspeto que os tenha tocado”.

O encontro desta manhã, que coincidiu com a chegada do Papa Bento XVI a Madrid, contou com a presença do embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro José Mendonça e Moura, e do diretor da Secção de Jovens da Santa Sé (Conselho Pontifício para os Leigos), padre Eric Jacquinet.

Os organizadores da 26.ª JMJ, que se realiza até domingo sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, aguardam um milhão de peregrinos, entre os quais se incluem mais de 12 mil portugueses.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar a edição de 2011 da Jornada Mundial da Juventude com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como a emissão em direto de televisão e rádio.

OC/RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top