JMJ 2011: Aberto espaço dedicado a pessoas com deficiência

Organização quer promover uma jornada aberta a todos, sem qualquer tipo de limitações

Madrid, 17 ago 2011 (Ecclesia) – Mais de quatro mil pessoas portadoras de deficiência marcam presença esta semana na 26ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em Madrid, podendo contar com espaços e iniciativas pensadas propositadamente para elas, anunciou a organização do evento.

Nesta terça-feira foi inaugurada a “tenda da deficiência”, no Parque de El Retiro, que surge sob o tema ‘disCAPACITADOS EN EL AMOR’ (“inCAPACITADOS NO AMOR”) e que pretende “aproximar os jovens do mundo à realidade da deficiência e ao voluntariado com pessoas com deficiência”, dando também a conhecer o trabalho de dez organizações da Igreja neste campo.

Os responsáveis espanhóis falam na intenção de criar uma Jornada “para todos os jovens”, entre segunda-feira e domingo, e sensibilizar para a necessidade do voluntariado no campo da deficiência.

O espaço foi desenhado por um casal de arquitetos, Alejandro e María, procurando eliminar qualquer tipo de barreiras para as pessoas que sejam portadoras de qualquer tipo de limitação.

María García, voluntária na tenda, recorda que “as pessoas costumam cansar-se muito num acontecimento como este”, pelo que foi criado um espaço próprio para o descanso, próximo do local.

Junto da tenda estão expostas as 25 fotografias do concurso ‘Con outra mirada’ (www.conotramirada.madrid11.com), ‘Com outro olhar’, no qual os jovens apresentam imagens ligadas ao tema da deficiência na vida da Igreja.

María José González, responsável por este setor na organização da JMJ, adianta que “estes jovens vão ter lugares prioritários e adaptados nos atos centrais” da iniciativa, sublinhando que Bento XVI quis “ter um encontro com uma representação” dos jovens portadores de deficiências, marcado para a Fundação Instituto San José no sábado.

Um desses jovens estará no almoço que vai juntar o Papa com 12 jovens dos cinco continentes, esta sexta-feira, na Nunciatura de Madrid.

Nos principais momentos da JMJ, como o encontro com Bento XVI na Praça de Cibeles ou a vigília no aeródromo de Cuatro Vientos, vão ser colocados ecrãs gigantes com legendas e a ajuda de tradutores em linguagem gestual.

A organização preparou um serviço de SMS (mensagens de texto) para pessoas com incapacidade auditiva e um número próprio para qualquer incidente que envolva jovens em cadeiras de rodas, para além do apoio direto oferecido por 600 voluntários.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top