Jesuítas: Padre Filipe Martins nomeado para Centro Europeu Social Jesuíta, em Bruxelas

Organismo da Companhia de Jesus tem por missão refletir sobre as políticas e práticas da Europa

Lisboa, 24 jun 2021 (Ecclesia) – O padre jesuíta Filipe Martins foi nomeado para o Centro Europeu Social Jesuíta (JESC), em Bruxelas, organismo da Companhia de Jesus que tem por missão refletir sobre as políticas e práticas da Europa na aproximação aos pobres e marginalizados.

A missão do jesuíta português será de assistente coordenador, tendo por objetivo a condução de uma “reforma profunda” das redes de justiça da JESC e a organização do Congresso de Loyola 2020 sobre Justiça e Ecologia.

“É com alegria que dou as boas-vindas a esta nova missão de integrar a equipa JCEP/JESC num ambiente internacional como Bruxelas onde a política global e o trabalho em rede têm tanto impacto como a ação local em que eu estava envolvido antes”, reagiu o padre Filipe Martins ao site do JESC.

A missão do JESC visa “refletir sobre a vida, as políticas e as práticas da União Europeia, procurando um compromisso que expresse autenticamente a fé cristã, permaneça próximo dos pobres e marginalizados, analise a realidade social com competência e defenda a justiça nas estruturas políticas europeias. Num contexto em que a UE atravessa a mais aguda crise política da sua existência, o JESC procura um compromisso crítico mas construtivo com a EU”, pode ler-se.

Jesuíta desde 1995, o padre Filipe Martins trabalhou na Pastoral Universitária de Coimbra e foi diretor vocacional da província portuguesa.

O padre Filipe foi diretor do “Centro São Cirilo”, um abrigo para pessoas em situação de sem-abrigo e estrangeiros, na cidade do porto, tendo sido nomeado delegado da província para as áreas sociais, colaborando com o serviço Jesuíta aos Refugiados e outras organizações não governamentais, e mais recentemente estava no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso.

O seu trabalho estendeu-se também à elaboração e implementação do Sistema de Salvaguarda de Menores e Adultos Vulneráveis nas diferentes instituições sociais e Educativas da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

LS

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top