Vaticano lançou selo comemorativo dos 500 anos da conversão de Santo Inácio

Lisboa, 31 jul 2021 (Ecclesia) – A festa do fundador da Companhia de Jesus é assinalada em várias comunidades inacianas, este sábado, e o Provincial, padre Miguel Almeida, preside a missa campal, em Lisboa. 

“A Festa do fundador dos Jesuítas será celebrada nas várias comunidades inacianas, no sábado, Dia de Santo Inácio. Em Lisboa, haverá missa campal presidida pelo Padre Provincial, Miguel Almeida, sj”, conforme se lê no site.

Exceto a comunidade do Porto, que antecipou a celebração, a “missa de Santo Inácio será um ponto alto deste Ano Inaciano que estamos a celebrar, a propósito dos 500 anos da conversão de Inácio, e terá lugar em Braga, Coimbra, Covilhã, Lisboa, Pragal, Évora, Mexilhoeira Grande e Portimão”.

“Em Lisboa, tal como no ano passado, e tendo em conta os constrangimentos dos tempos especiais que vivemos, a celebração vai realizar-se no campo de futebol sintético do Colégio São João de Brito, em Lisboa, acolhendo toda a comunidade inaciana da capital” e vai ser presidida pelo provincial, padre Miguel Almeida, pelas 19h00. 

Os padres Nuno Branco e João Goulão, jesuítas, lançaram “Pausa para Inspirar”, trata-se de “uma oração para ir fazendo ao longo do dia e que ajuda a viver incompletos e em caminho, como Inácio”, divulgada no site.

O Vaticano divulgou também que já está disponível uma emissão filatélica especial pela comemoração dos 500 anos de conversão de Santo Inácio de Loyola.

O Ano Inaciano começou a ser celebrado a dia 20 de maio, quando se assinalaram os 500 anos da batalha de Pamplona, onde o jovem Iñigo López de Oñaz y Loyola foi atingido por uma bala, iniciando um período de convalescença e conversão que o levou á fundação da Companhia de Jesus.

O Ano Inaciano proclamado para recordar os 500 anos da conversão de Santo Inácio tem como tema ‘Ver novas todas as coisas em Cristo’ e vai prolongar-se até ao Dia de Santo Inácio de Loyola do próximo ano, a 31 de julho de 2022.

SN

Jesuítas: Papa associou-se ao Ano Inaciano com mensagem em vídeo

Partilhar:
Share