Itália: Papa visita paróquia romana e deixa desafio à solidariedade e justiça

Bento XVI diz que o Natal exige uma preparação feita com alegria

Roma, 16 dez 2012 (Ecclesia) – Bento XVI visitou hoje a paróquia romana de San Patrizio al Colle Prenestino e desafiou os católicos a prepararem o Natal segundo “critérios de solidariedade e de justiça” em tempos de crise.

“Deus faz-se homem como nós para dar-nos uma esperança que é certeza: se o seguimos, se vivemos com coerências na nossa vida cristã, Ele vai atrair-nos a si, conduzir-nos à comunhão com Ele e no nosso coração haverá a verdadeira alegria e a verdadeira paz, também nas dificuldades, nos momentos de fraqueza”, afirmou o Papa na homilia da celebração que decorreu na zona leste da capital da Itália.

Bento XVI apresentou uma reflexão sobre a proximidade do Natal, num domingo chamado ‘Gaudete’ (alegrai-vos), em que se substitui o roxo pelo rosa nas celebrações de Advento, tempo que antecede a celebração do nascimento de Jesus.

“Deus não está longe, mas ouve realmente, conhece-se e nunca recusa as nossas orações, ainda que não responda sempre como nós desejaríamos”, disse o Papa, na sua homilia.

Dirigindo-se aos jovens, Bento XVI pediu que estes sejam “protagonistas da nova evangelização”, colocando as suas energias e entusiasmo “ao serviço de Deus e dos outros, na comunidade.

“A liturgia de hoje chama-nos à alegria e à conversão. Abramos o nosso espírito a este convite, corramos ao encontro do Senhor que vem”, concluiu.

O Advento, palavra de origem latina que significa “vinda” ou “chegada”, é o tempo litúrgico que compreende os quatro domingos anteriores ao Natal e este ano começou a 2 de dezembro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top