Itália: Papa em Assis para visita marcada pela pobreza

Programa inclui encontro com crianças desfavorecidas e oração na cela de São Francisco

Cidade do Vaticano, 04 out (Ecclesia) – O Papa iniciou hoje uma viagem à cidade italiana de Assis, no dia da festa litúrgica de São Francisco  (c. 1181-1226), que nasceu naquela região da Úmbria e inspirou Jorge Bergoglio na escolha do nome para o pontificado.

Francisco partiu do Vaticano de helicóptero às 07h00 (menos uma em Lisboa), e aterrou cerca de 30 minutos depois no campo desportivo do Instituto Seráfico de Assis, seguindo depois para um primeiro encontro com “crianças tocadas pela doença e portadoras de deficiência”, segundo o programa divulgado pelo Vaticano.

Pelas 08h45, o Papa vai deslocar-se até à igreja de São Damião para rezar e dali vai prosseguir rumo à residência do arcebispo de Assis, D. Domenico Sorrentino, onde se encontrará com pobres assistidos pela Cáritas.

Depois vai seguir de carro até à Basílica de Assis, igreja-mãe da Ordem Franciscana e património da humanidade, onde irá ser recebido pelos frades e rezar junto da cripta onde São Francisco está sepultado.

Às 11h00 vai celebrar missa na Praça de São Francisco, cerimónia que será seguida de uma visita ao centro de acolhimento da Cáritas, junto à estação ferroviária de Santa Maria dos Anjos.

Naquela estrutura, o Papa argentino “vai almoçar com os pobres do centro da cidade”, adianta o programa do Vaticano

Depois do almoço, Jorge Mario Bergoglio vai realizar uma visita ao Ermo das Prisões, para “rezar na cela de SãoFrancisco” e às 15h15 terá um encontro com membros do clero, da vida consagrada e do conselho pastoral da arquidiocese, na Catedral de São Rufino.

A peregrinação do Papa a Assis, no centro de Itália, é a terceira viagem do pontificado em solo italiano.

O programa da viagem inclui também uma passagem pela Basílica de Santa Clara, fundadora da ordem feminina dos franciscanos, e pela igreja de Santa Maria dos Anjos.

Pelas 17h45 o Papa vai encontrar-se com jovens no largo em frente à Basílica e 45 minutos mais tarde estará em Rivotorto para um momento privado de oração na casa de acolhimento de São Francisco.

A visita pastoral de Francisco vai terminar com uma saudação às autoridades oficiais de Assis, estando a sua chegada ao Vaticano prevista para as 20h00 locais.

Segundo a Santa Sé, mais de mil jornalistas acompanham a viagem, em Assis.

O séquito papal inclui os oito membros do Conselho de Cardeais que se reuniu com Francisco pela primeira vez, esta semana, para o aconselhar no governo da Igreja.

JCP/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top