Iniciativa juntou «Scholas Ocurrentes» e executivo iraquiano

Foto: Vatican Media

Bagdade, 05 mar 2021 (Ecclesia) – O projeto do Papa para uma rede mundial de escolas, ‘Scholas Ocurrentes’, inaugurou hoje no Iraque uma iniciativa que visa a educação para a paz através do desporto.

Francisco recebeu responsáveis pela ‘Escola de Desportos pela Paz’ na nunciatura apostólica (embaixada da Santa Sé) em Bagdade, no final do primeiro dia da sua visita ao país do Médio Oriente.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a fundação pontifícia ‘Scholas’ sublinha que o projeto visa a realização de “diversos programas com os jovens iraquianos para vivenciar a cultura do encontro, por meio do desporto e da arte”.

Francisco encontrou-se com responsáveis da fundação e jovens que partilharam experiências de como, “através do futebol, da música e dos pincéis”, se puderam encontrar com eles próprios.

Um acordo com a Universidade Internacional de Tishk, em Erbil, permitiu a inauguração da ‘Cátedra Scholas’ e o desenvolvimento de programas da fundação no Iraque.

A ‘Escola de Desportos pela Paz’ conta com o apoio do Ministério da Juventude e do Desporto do Iraque e da Liga de Futebol Profissional da Espanha, bem como do Conselho Mundial de Boxe.

A delegação que se encontrou com o Papa estava acompanhada pelo bispo D. Robert Jarjis, de Bagdade; pelo ministro iraquiano da Juventude e do Desporto, Adnan Dirjal; por Juan José Escobar Stemmann, embaixador da Espanha no Iraque; Riyadh Kadhum Alazzawi, atleta iraquiano e campeão mundial de kickboxing; Mario del Verme, coordenador de desporto da ‘Scholas Itália’; e Manuel Deza, treinador internacional das ‘Scholas’.

OC

Partilhar:
Share