Indonésia: Escola católica encerrada sem explicação

Cerca de 400 alunos de uma escola católica situada na cidade de Kamp, na ilha indonésia de Sumatra, correm o risco de ficarem sem educação, por tempo indeterminado.

De acordo com a agência AsiaNews, as autoridades locais decidiram fechar, sem motivo aparente, uma instituição que é da responsabilidade das Irmãs Franciscanas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, congregação que este ano completou 150 anos de existência.

A escola tinha sido aberta em Abril de 2009, com a permissão das autoridades locais e da Conferência Episcopal da Indonésia. Actualmente servia 465 estudantes, incluindo 60 crianças do Jardim-de-infância, 176 no ensino primário e 229 adolescentes e jovens do preparatório e secundário.

As religiosas já enviaram diversas petições, para ao governador da província de Riau, para o chefe da polícia local e para o comandante militar da região. Escreveram ainda uma carta para o presidente do Parlamento indonésio. Os pais das crianças também acompanharam este esforço das Irmãs Franciscanas, emitindo mais de 300 cartas de protesto.

Até agora, todos estes esforços têm sido infrutíferos – no entanto, a AsiaNews refere que não há bases legais que suportem o encerramento daquele estabelecimento de ensino. A Constituição Indonésia permite a abertura de escolas ou instituições educativas no país, por parte de organizações civis, desde que contribuam para a promoção da educação junto das populações.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top