III Rover Regional dos Açores do CNE

Cento e cinquenta Jovens Escuteiros, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, durante uma semana, participam num acampamento volante em S. Jorge (Açores), promovido e impulsionado pelo Corpo Nacional de Escutas, com base e apoio logístico na freguesia da Urzelina, mas percorrendo a pé, através dos trilhos existentes, toda a ilha e as Fajãs, convivendo e estudando a flora – plantas endémicas, medicinais e exóticas, que existem em abundância em S. Jorge, numa atitude de defesa e prevenção ambiental, chamada Eco-Freguesias.

O III Rover Açoriano, actividade que se realiza de quatro em quatro anos, decorre de 26 a 31 de Julho, dinamizado pela Junta Regional dos Açores, a Junta Núcleo e os seis Agrupamentos de S. Jorge, terá como tema a expressão “O Grito”, sendo lançado o desafio a cada jovem participante de viver uma proposta de valores que assenta em cinco dimensões – Caminho, Promessa, Comunidade, Serviço e Partida e caracteriza-se pela disponibilidade dos jovens colocarem o tempo das suas férias ao serviço da comunidade e de valores essenciais para a prática de estilos de vida saudável e uma vivência cristã mais completa.

Nesta actividade, os jovens têm a oportunidade de, em regime de voluntariado, prestar serviço comunitário, colaborar na manutenção de espaços públicos, oferecer apoio domiciliário junto de instituições juvenis e instituições de terceira idade, apoiar as festividades tradicionais; enaltecer os usos e costumes da localidade onde passam ou pernoitam e praticar, devidamente orientados, desportos náuticos, espeleologia, escalada, cascading e rappel.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top