Lisboa, 28 out 2021 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e os seus animadores (ANIMAG), em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), encerram hoje o ciclo de cinco conferências, intitulado ‘À escuta do Diálogo’, a partir das 21h00, por videoconferência.

O ciclo de conferências termina hoje com a partilha do presidente dos IMAG, o padre Adelino Ascenso; O missionário da Boa Nova vai falar a partir do verbo ‘refazer-se’.

Os organizadores do ciclo ‘À escuta do Diálogo’ explicaram que queriam abrir-se “à escuta e ao encontro na diversidade”, como apela o título da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2021: ‘Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos’.

O ciclo missionário foi uma oportunidade de se cruzarem e de nas diferenças criarem “pontes” que levem a percorrer “caminhos de encontro, a entrar em relação com o outro”, desde o dia 30 de setembro e todas as quintas-feiras deste mês de outubro.

Os encontros começam com o fundador do Centro de Diálogo Inter-religioso Shinmeizan, Franco Sottocornola, e a vice-presidente, Maria De Giorgi, sobre o verbo ‘escutar!’, depois, Paulo Borges, da União Budista Portuguesa, desenvolveu o tema ‘esvaziar-se’.

‘Encontrar-se’ marcou a conferência de Diana Palanca, especializada em formação e assessoria intercultural, e o verbo ‘dialogar’ orientou a reflexão do xeque David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa.

Os IMAG e os Animadores dos Institutos Missionários Ad Gentes informaram que o ciclo de reflexão, realizado no âmbito do mês missionário de outubro, é gratuito e as conferências “estão abertas a todos”, mas de inscrição  obrigatória.

A Igreja Católica celebrou o seu Dia Mundial das Missões este domingo, 24 de outubro, e o Papa Francisco deixou um “muito obrigado” a todos os missionários católicos, para que pediu um aplauso, na Praça de São Pedro.

CB

 

Igreja: «Temos muitas folhas secas que precisam de cair» – Presidente dos Institutos Missionários (c/vídeo)

Partilhar:
Share