«É grande este mistério» inspira imagem que tem como contexto as bodas de Caná
Roma, 28 jul 2021 (Ecclesia) – O padre esloveno Marko Ivan Rupnik é o autor da imagem oficial do X Encontro Mundial das Famílias (EMF), que se vai realizar de 22 a 26 de junho de 2022, com iniciativas diocesanas e um evento central em Roma.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) e a Diocese de Roma informam que, como contexto da imagem, foi escolhido o episódio das “bodas em Caná da Galileia”.
“Em Caná, na transformação da água em vinho, abrem-se os horizontes do sacramento, ou seja, da passagem do vinho ao sangue de Cristo. O sangue que Paulo verte, pois, é o mesmo que a esposa recolhe no cálice”, explica o padre Marko Ivan Rupnik.
A imagem revela o amor sacramental entre o homem e a mulher como reflexo do” amor e da unidade indissolúvel entre Cristo e a Igreja: Jesus derrama o Seu sangue por ela”.
“É grande este mistério’ é o tema da imagem oficial do 10.º Encontro Mundial das Famílias, que se vai realizar em 2022, e o sacerdote Jesuíta desenhou os esposos, cobertos por um véu, à esquerda da imagem, o servo que verte o vinho, “tem o rosto com os traços de São Paulo”, segundo a antiga iconografia cristã, e “afasta com a mão o véu”.
“Espero que através deste texto e desta pequena imagem possamos compreender que, para nós, cristãos, a família é a expressão do Sacramento (do Matrimónio), e isso muda totalmente o seu sentido, porque um sacramento acarreta sempre uma transformação”, refere o padre Marko Ivan Rupnik.
O sacerdote esloveno, autor do mosaico colocado na parede de fundo do presbitério da Basílica da Santíssima Trindade em Fátima, entre outras obras, assinala que no casamento cristão, “com efeito, o amor dos esposos transforma-se, porque se torna participação do amor de Cristo pela Igreja”, e, nesse sentido, o casamento tem uma dimensão eclesial e “é inseparável da Igreja”.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) e a Diocese de Roma informa que a pintura onde predominam cores quentes foi realizada em tinta vinílica sobre gesso aplicado em madeira, e tem um formato 80 cm x 80 cm.
A imagem do padre Marko Ivan Rupnik é o terceiro símbolo a ser publicado como instrumento pastoral de preparação e caminho das famílias para o Encontro Mundial de 2022, depois da oração e do logotipo.
No início de julho, o Papa anunciou que o próximo EMF vai decorrer num formato inédito, com eventos em cada diocese católica, em ligação com Roma.
“Na medida do possível, convido, pois, as comunidades diocesanas a organizar iniciativas a partir do tema do encontro, utilizando os símbolos que a Diocese de Roma está a preparar. Peço que sejam dinâmicos, ativos e criativos, para se organizarem com as famílias, em sintonia com o que acontecerá em Roma”, referiu Francisco, numa mensagem em vídeo divulgada pelo Vaticano.
‘O Amor em família: vocação e caminho de santidade’ é o tema do 10.º EMF, que decorre após o adiamento de um ano, por causa da pandemia.
CB/OC