Bragança, 28 jul 2021 (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) na Diocese de Bragança-Miranda elegeu um novo secretariado regional, por um período de três anos, na assembleia geral realizada no Colégio das Irmãs da Caridade do Coração de Jesus.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que o novo secretariado regional da CIRP é presidido pelo padre Basileu Pires, dos Marianos da Imaculada Conceição, tendo como secretária a irmã Conceição Borges, das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

Na assembleia geral foi escolhida a irmã Elza Martins, da Caridade do Coração de Jesus, como ecónoma e eleitos vogais o padre João de Brito, dos Salesianos, e a irmã Arminda Oliveira, das Doroteias.

A reunião que teve como objetivo eleger o secretariado regional da CIRP, para um novo triénio, realizou-se no sábado, no Colégio das Irmãs da Caridade do Coração de Jesus, em Bragança.

Na Diocese de Bragança-Miranda estão presentes dois institutos masculinos, os Marianos da Imaculada Conceição e a Sociedade Pia de São Francisco de Sales, os Salesianos.

Os institutos religiosos femininos são sete, cinco de vida ativa – Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado; Irmãs da Caridade do Coração de Jesus; Irmãs Doroteias; Irmãs de S. José de Cluny; Irmãs Vitorianas -, e dois de vida contemplativa, o Carmelo da Sagrada Família, em Moncorvo, e o Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja, em Palaçoulo.

A Conferência dos Institutos Religiosos é um organismo de direito pontifício, que integra os Institutos Religiosos masculinos e femininos e as Sociedades de Vida Apostólica, existentes em Portugal, visando “realizar um trabalho de coordenação e auxílio mútuo” entre eles.

Na Igreja Católica, a Vida Consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida; hoje inclui leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos.

CB

Partilhar:
Share