Iniciativa integra comemorações dos 125 anos da instituição assistencial de saúde

Lisboa, 18 jun 2018 (Ecclesia) – A Casa de Saúde do Telhal, dos Irmãos de S. João de Deus, dinamiza uma peregrinação a Roma para os seus utentes, com o tema «Todos Te procuram» (Mc. 1, 37), entre hoje e 21 de junho.

“Pretende-se proporcionar aos doentes um encontro especial e agregador de sentido para as suas vidas, reforçando a sua identidade eclesial e a sua consciência de serem também parte integrante de uma Igreja universal, não apenas recetores de solidariedade caritativa”, informa a organização, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A peregrinação está a ser organizada pelo assistente espiritual da Casa de Saúde do Telhal, Fernando d’Oliveira, e a psiquiatra Margarida Neto que vão acompanhar o grupo de peregrinos.

Segundo os responsáveis, no gesto de humanização está também “implícito um gesto de valorização da vida das pessoas com doença mental”, da animação da sua fé e do “reforço da sua dimensão espiritual, da sua autoestima e da sua dignificação”.

Os utentes da Casa de Saúde do Telhal, dos Irmãos de S. João de Deus, não vão ser “apenas recetores de solidariedade caritativa”, mas “inseridos, a pleno título, na vida e na missão da Igreja”.

“[Vida humana] não pode nunca ser lançada para as margens da relação social e do esquecimento, mesmo quando esta é marcada pela experiência da doença mais incapacitadora e do sofrimento mais absurdo” salienta o comunicado.

Com o tema bíblico ‘Todos Te procuram’ (Mc. 1, 37), a peregrinação a Roma, de 18 a 21 de junho, conta com o apoio da UNITALSI – União Nacional Italiana Transporte Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais.

A iniciativa insere-se também na comemoração dos 125 anos da Casa de Saúde do Telhal que tem na “centralidade de pessoa doente a característica primordial da sua missão”.

O Centro Assistencial na área da Psiquiatria, Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, no Concelho de Sintra, foi fundado pelo padre Bento Menni em junho de 1893.

CB/OC

Partilhar:
Share