Joana Serôdio, Rui Lourenço Teixeira e Tomás Virtuoso 

Lisboa, 07 mar 2018 (Ecclesia) – Três jovens de Portugal vão participar na reunião pré-sinodal que, por indicação do Papa Francisco, vai decorrer no Vaticano entre os dias 19 e 24 de março com cerca de 300 participantes de todo o mundo.

De acordo com um comunicado da Comissão Episcopal Laicado e Família, enviado hoje à Agência ECCLESIA, Joana Serôdio, da Diocese de Coimbra, vai representar a Conferência Episcopal Portuguesa, e é o nome indicado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) escolheu como seu representante Rui Lourenço Teixeira, médico, da Diocese de Setúbal.

Tomás Virtuoso é o nome indicado pelo Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora.

Em outubro de 2017, no final da audiência pública semanal do Papa, Francisco anunciou a realização de um encontro com jovens de todo o mundo, crentes e não crentes, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2018.

“De 19 a 24 de março foi convocada, pela Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, uma reunião pré-sinodal para a qual foram convidados jovens de várias partes do mundo, tanto jovens católicos como jovens de outras confissões cristãs e outras religiões, ou jovens não crentes”, referiu o Papa na Praça de S. Pedro.

Esta iniciativa responde ao desejo anteriormente manifestado pelo Papa de envolver o maior número possível de jovens na preparação na próxima assembleia sinodal, marcada para outubro de 2018, tendo como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

Tomás Virtuoso, Joana Seródio, Rui Texeira

Joana Serôdio, de 30 anos, tem o mestrado em Bioquímica e pertence à Diocese de Coimbra, onde fez parte do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil durante cinco anos e atualmente é coordenadora dos Convívios Fraternos da diocese e faz parte da equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

Rui Teixeira, médico de formação e docente universitário, tem 30 anos, fez o seu percurso escutista em Setúbal, onde é dirigente há cinco anos, tendo “elegido a educação para a paz como um dos seus lemas”.

Tomás Virtuoso, com 24 anos, fez a licenciatura e o mestrado em Economia na Universidade Católica Portuguesa, onde está, de momento, a escrever a tese de mestrado em Economia Política Europeia; durante os anos de faculdade, fez parte da Missão País, é membro das Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) desde 2010 e atualmente, faz parte da equipa de organização do Faith’s Night Out e coordena a equipa de acolhimento a uma família de seis refugiados sírios que as EJNS receberam.

A reunião preparatória da XV Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro de 2018, vai reunir 300 participantes entre os dias 19 e 24 de março e desafia os jovens de todo o mundo a estarem ligados ao evento que decorre no Vaticano para dialogar através da internet e das redes sociais, utilizando o hashtag ‘#synod2018’.

Os trabalhos Sínodo dos Bispos está a ser preparado pelo Vaticano com as páginas ‘Synod2018’ no Facebook, Twitter e Instagram.

OC/PR

Partilhar:
Share